Páginas

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Eredivisie : O balanço do "viveiro de talentos"


Um Ajax em constante remodelação, um Twente em crescimento, um PSV com um dos melhores planteis dos últimos tempos, um Feyenoord a tentar reencontrar-se, um Vitesse de Fred Rutten que vai embalado e um AZ Alkmaar que vai desiludindo... Mas acima de tudo uma liga que mantém a competitividade entre os vários candidatos.




Não sendo uma liga de topo europeu a Eredivisie ainda vai despertando interesses e apesar da conhecida mentalidade no futebol holandês - partir as equipas e consequentemente expor demasiado a equipa defensivamente, taticamente as equipas holandesas são presas fáceis em jogos europeus - a verdade é que ainda este ano PSV e Ajax atropelaram Napoli e Manchester City, respetivamente.

Ajax procura tricampeonato, titulo foge ao PSV desde 2007/2008, Twente procura terceiro campeonato depois de 2009/2010

O Ajax vai perdendo peças importantes todos os anos e com uma equipa desfalcada perdeu a super taça contra o PSV de Advocaat. Os campeões holandeses perderam jogadores importantes na defesa tais como Van der Wiel, Vertonghen, Anita e ainda Theo Janssen, este médio, para o Vitesse. Foram contratados Moisander para o centro da defesa e Christian Poulsen para o meio campo defensivo. Na direita, Van Rhijn é aposta e até já vai à selecção. O Ajax contratou ainda Tobias Sana e conta com o regressado Babel. O Ajax conta ainda com a estrela Eriksen, com Siem de Jong, Lukoki, Miralem Sulejmani e o promissor Sigthorsson que não tem jogado por lesão.


O PSV manteve a base da equipa, fez regressar Van Bommel e contratou o craque Narsingh, perdeu Labyad para o Sporting mas a verdade é que isso não afetou a equipa. O PSV conta ainda com jogadores como Kevin Strootman, Wijnaldum, Dries Mertens ou Ola Toivonen. Na defesa, 3 laterais de bom nivel como Manolev, Willems ou Pieters. Neste momento vai em segundo lugar a um ponto do Twente, com o melhor ataque do campeonato. A equipa de Eindhoven está 'sedenta' pelo titulo. Será que o alcança este ano?

O Twente vai em primeiro lugar contando apenas com uma derrota até agora, no Arena de Amsterdão frente ao Ajax. A equipa de Steve McClaren tem vindo a crescer e a cimentar uma posição entre os candidatos, este ano apresenta-se mais uma vez em forma, verdade que perdeu Ola John e Luuk de Jong mas ganhou Dušan Tadić e Luc Castaignos, vai contando ainda com Nacer Chadli - mais um talento belga - em forma e o muito cobiçado Leroy Fer.

Vitesse em forma, Feyenoord nem 8 nem 80, AZ desilude

O Vitesse conta com valores como o jovem promissor Tomáš Kalas, van Aanholt, Theo Janssen, Kakuta(emprestado pelo Chelsea) Bony Wilfried ou Jonathan Reis, e ainda um ex-Barcelona, Giorgi Chanturia. Não estando habituado a estas andanças a verdade é que o Vitesse começou bem e vai permanecendo até agora nos 3 primeiros da tabela classificativa.

O Feyenoord não apresenta consistência nos resultados mas para já está nos cinco primeiros em igualdade pontual com o seu grande rival Ajax, a equipa de Roterdão tem neste momento hipóteses de alcançar algo que não consegue faz muito tempo, a verdade é que está longe de ser a favorita e tem equipas estruturalmente e colectivamente mais fortes à sua frente. O Feyenoord conta ainda assim com valores como Martins Indi, Janmaat, Jordy Clasie ou Ruud Vormer,

O AZ Alkmaar que se tem habituado a ficar nos primeiros classificados e a lutar pelo titulo, ou pelo menos, andar perto dessa luta, conta já com 4 derrotas e vai até agora no modesto 10°lugar. Adam Maher e Markus Henriksen são os dois novos talentos do AZ, ambos com futuro muito promissor.


"O Viveiro de talentos"

Goste-se ou não, é difícil de encontrar um campeonato onde todos os anos aparecem 'contentores' de novos valores a despontar e cada vez mais tem tendência para continuar.

Não é difícil enumerar 'alguns' talentos :
van Rhijn, Nicolai Boilesen, Alderweireld, Douglas, Pieters, Willems, Martins Indi, Janmaat, Roberto Rosales, Strootman, Jordy Clasie, Ruud Vormer, Leroy Fer, Wijnaldum, Christian Eriksen, Siem de Jong, Adam Maher, Markus Henriksen, Lens, Narsingh, Dušan Tadić, Dries Mertens, Miralem Sulejmani, Nacer Chadli, Viktor Fisher, Jody Lukoki, Sigthorsson, Luc Castaignos, Bony Wilfried   

Penso que o leitor terá ficado convencido...


Qual é o seu prognóstico para esta época na Eredivisie? E o seu favorito? E os seus jovens talentos preferidos?



2 comentário(s):

Redceltic disse...

psv campeão. prefiro no entanto o ajax

2 de novembro de 2012 às 14:19
Anónimo disse...

ganha ajax penso e gosto de strootman, fer, wijnaldum, erikesen, maher, mertens

2 de novembro de 2012 às 19:44

Enviar um comentário

 
DUPLO PIVOT | by TNB ©2010