PSG ou até onde pode ir o poder do dinheiro
E se de repente o seu clube, que penava pelo meio da tabela do campeonato, começasse a comprar super estrelas do futebol mundial e se auto-nomeasse candidato à Champions? Impossível?Bem vindo ao PSG!
O Paris Saint Germain foi fundado em 1970 após fusão entre o Stade Saint-Germain e o Paris FC. Nessa altura estariam longe de pensar os fundadores que décadas mais tarde, o clube iria ser comprado por um grupo económico Árabe e assim se iria tornar um dos «novos ricos» do futebol Europeu.
Mas, a primeira tentativa de se tornar clube grande aconteceu quando o clube foi adquirido pelo Canal+ francês em 1991. A partir desse momento, o clube, sob o comando do Português Artur Jorge adquire uma série de jogadores como Ricardo Gomes, Valdo, Fournier, Le Guen, Lama, Weah ou Raí para tentar quebrar a hegemonia do Marselha de Tapie. E conseguem-no sendo campeões em 93/94.
Conseguiu também, no pós- Artur Jorge, adquirir jogadores de grande nível como Ronaldinho, Pochettino ou Pauleta.
Até que em 2011 o clube é adquirido pela Autoridade de Investimento do Qatar Investment Authority ("QIA"), ficando o clube a ser presidido por Nasser Al-Khelaïfi.
Nessa mesma época, adquirem Javier Pastore do Palermo, Alex do Chelsea, Maxwell e Thiago Motta do Inter de Milão e passam a ser treinados por Carlo Ancelotti, mas não conseguem melhor que o 2º lugar no campeonato Francês, conseguindo no entanto o apuramento direto para a fase de grupos da Champions esta época.
Ezequiel Lavezzi do Napoles, Thiago Silva e Zlatan Ibrahimović, ambos do Milan,Marco Verratti e Gregory van der Wiel são os alvos seguintes apanhados e Lucas do São Paulo está já contratado para Janeiro no próximo ano. Até onde irão para vencer novamente?
1 comentário(s):
Este ano devem ser campeões e de campeões a ganharem a hegemonia que teve o Lyon ha uns anos atràs é um pequeno passo
2 de novembro de 2012 às 14:45Enviar um comentário