Páginas

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Colômbia: uma nova geração pronta para surpreender


Mais de duas décadas depois da chegada aos oitavos-de-final do Campeonato do Mundo com os extravagantes Valderrama e Higuita, surge agora uma nova geração de jogadores capaz de melhorar esse registo. Vamos conhecer melhor a seleção que o argentino José Pekerman tem construído.



O grande destaque desta seleção é, como não podia deixar de ser, o ponta-de-lança do momento: Radamel Falcao. O avançado do Atlético de Madrid é um dos jogadores mais cobiçados do Mundo e não é surpresa para ninguém. Falcao é neste momento muito provavelmente o melhor "9" do planeta. Mas não é só Falcao que conta nesta seleção. Sector a sector se percebe o patamar de qualidade que esta seleção atingiu.

Defesa: David Ospina é já um dos melhores guarda-redes do campeonato francês e dá segurança a uma defesa que conta habitualmente com os centrais veteranos Mario Yepes e Luis Perea, e com os laterais ofensivos Zuñiga e Armero. Não esquecendo também Carlos Valdés e Aquivaldo Mosquera, que são importantes quando um dos quatro "titulares" não está presente. é uma equipa que não raras vezes opta por utilizar 3 centrais.

Meio-campo: Guarín e Edwin Valencia são presenças habituais num meio-campo onde Pekerman mexe muito, mas onde a qualidade se mantém. Juan Cuadrado, Macnelly Torres e Abel Aguilar são também presenças constantes, num meio-campo lutador e bastante físico, deixando a magia e organização de jogo para os homens da frente. Habitualmente um meio-campo de 3 elementos, passam a ser dois quando a equipa joga com 3 centrais. Nesse esquema, acaba por ser James Rodríguez o homem que assume uma posição de comando no meio-campo (o número 10).

Ataque: no ataque situam-se as grandes estrelas desta Colômbia, com Falcao "à cabeça". O ex-Porto forma um trio de respeito na frente, habitualmente com James Rodríguez e Teófilo Gutiérrez. Dorlan Pabon e Adrian Ramos são também opções muitas vezes utilizados, sem esquecer Jackson Martínez e Hugo Rodallega. Com 12 golos na fase de apuramento para o Mundial do Brasil, a Colômbia deve 5 a Falcao, 3 a Gutiérrez e 2 a Pabon, o que diz bem da sua dependência dos homens da frente.


Mas os louros não poderão ser dados apenas a Pekerman. Hernán Darío Gómez conduziu esta selecção aos quartos-de-final da Copa America 2011. E claro, um clube em particular, o Porto. Os dragões descobriram Guarín, James, Jackson e principalmente Falcao. O Porto vencedor da Liga Europa tinha Falcao como goleador, James era um "miúdo" com muita qualidade a dar os primeiros passos na Europa e Guarín era titularíssimo do Porto. Jackson Martínez começa agora a mostrar as suas qualidades e só não é titular da Colômbia porque El Tigre está lá.

Até ao Mundial 2014 ainda falta mais de 1 ano e meio. Mas esta Colômbia está lançada para conseguir lá chegar e surpreender o mundo do futebol.

3 comentário(s):

Anónimo disse...

Excelentes artigos....muito talento esta Colômbia...podem ir longe no mundial

2 de novembro de 2012 às 14:32
Unknown disse...

Esta Colômbia na minha opinião é em potência a melhor Colômbia de sempre, tem boas soluções em todo o lado e um conjunto muito talentoso e aguerrido em geral.

Diria que sucede ao Uruguai como a revelação Sul-Americana para o mundial e está capaz de rivalizar com a Argentina, que é a outra seleção fortíssima na COMNEBOL.

Veremos do que são capazes até lá, isto em ano e meio pode mudar muito...

2 de novembro de 2012 às 14:44
rfpr22 disse...

Podiam tbm falar no Arias e no Quino, podem ser futuros titulares da selecção Colombiana e estão em Portugal.
De resto ta um excelente artigo como de costume.

3 de novembro de 2012 às 17:13

Enviar um comentário

 
DUPLO PIVOT | by TNB ©2010