Páginas

sábado, 13 de outubro de 2012

Geração Belga... valerá titulos?

Depois das gerações de ouro dos anos 80 e 90, que colocaram os Belgas no topo, a Bélgica que até falhou os ultimos dois campeonatos do Mundo, já vai revelando uma geração rica em qualidade e potencial desde algum tempo, mas apenas agora, na fase de qualificação para o Mundial 2014 no Brasil a equipa Belga começa a passar da teoria para a prática.



 Depois de nos ultimos tempos se sentir que faltava inplementar a qualidade individual dentro de um colectivo, ainda na fase de qualificação para o Mundial na Africa do Sul se viu uma Bélgica dependente dos jogadores mais experientes para tentar a qualificação e ficaram-se por aqui, no quarto lugar. Já antes disso, na fase de qualificação para o Europeu em solo Suiço e Austriaco, tinham ficado pelo quinto lugar na fase de grupos. O homem que guiou os Belgas ao Mundial de 1998 em solo Francês, já lá não está, não conseguiu fazer o que à partida lhe era exigido pois na teoria teria ao seu dispor nomes comparados aos do Campeonato Europeu de 1980 na Itália onde os Belgas perderam na final por 2-1 com a Alemanha Ocidental, apesar de nomes como Eric Gerets e Luc Nills serem de dificil sucessão... Acabou sucedido por Marc Wilmots.


Vamos então aos talentos Belgas,  é aqui também o mais curioso, pura coincidência ou não, costuma-se dizer que as equipas ganhadoras se fazem de trás para a frente e os talentos Belgas de há uns anos para cá têm emergido por esta ordem, com os já mais que valores afirmados, Vermaelen, Kompany, Vertonghen, Alderweireld, Lombaerts, Vanden Borre que prometia bastante mas acabou por falhar em alguns clubes que apostaram em si, o já falado para o Benfica na lateral esquerda, Pocognoli. Chegamos ao meio campo e os médios que estão agora a afirmar-se no topo do futebol actual são bastantes, esta geração está repleta de qualidade em qualquer sector e o mais surpreendente é que parece que foi feito de proposito, tudo semeado na mesma época... agora colhem os frutos. Meio campo conta com jogadores como Axel Witsel, Steven Defour, Marouane Fellaini, Kevin De Bruyne, Moussa Dembélé(este foi adaptado, excelente adaptação), Nacer Chadli, Maarten Martens... e claro a maior esperança, Eden Hazard. O ataque não é menos bom, com Chris Benteke transferido esta época para o Aston Villa, que ainda ontem faturou frente aos Sérvios onde a Bélgica venceu por 0-3, ainda o conhecido Lukaku, Jelle Vossen e um dos mais recentes reforços do Everton, Kevin Mirallas. Sem esquecermos a baliza onde moram Courtois ou Mignolet. Para além destes, esperanças como Mats Rits, Anthony Limbombe ou Dennis Praet.


Esta ascensão do futebol Belga tem tido claro impacto no mercado de transferências e neste verão que passou o dominio Belga nas transferência foi gritante, onde jogadores como Kevin Mirallas, Chris Benteke, Eden Hazard, Jan Vertonghen, Moussa Dembélé e Axel Witsel se transferiram para outros clubes.


Já François Colin, jornalista do VUM Media da Bélgica, falou da atualidade Belga "Esta é a melhor geração que o futebol belga tem desde os anos 80 e, talvez, a melhor de todas. Temos grandes jogadores que jogam em grandes centros do futebol europeu." No entanto nem sempre tem sido suficiente e os Belgas tem falhado as ultimas competições...


No atual grupo na fase qualificação para o Mundia no Brasil, os Belgas são favoritos num grupo teoricamente acessivel e até são a sensação desta fase até ao momento... Conseguirá esta Geração Belga atingir e quem sabe até ultrapassar os feitos outrora conseguidos?


3 comentário(s):

sportingg4le disse...

Excelente artigo. Já ando a dizer isto pelo menos á 2 anos: A Bélgica está com uma geração para fazer várias graçinhas nos próximos anos. Atenção a estes craques que estão a nascer na Bélgica!

13 de outubro de 2012 às 21:08
Unknown disse...

Esta geração da Bélgica tem muito futuro se continuar a trabalhar assim o seleccionador Marc Wilmots está a fazer um bom trabalho. Tem jogadores muito bons para todas as posições começa no guarda redes do Atlético de Madrid o Courtois, dupla de centrais(Kompany e Vermaelen) de grande qualidade não jogassem ambos na Premier League e em grandes equipas, bom defesa esquerdo que joga também ele na Premier League Jan Vertonghen, meio campo com jogadores de grande qualidade também como por exemplo Witsel, Defour, Fellaini, nas alas muito fortes também com Dries Mertens, Eden Hazard, Kevin De Bruyne e depois avançados com boa qualidade como Lukaku, Mirallas ou o agora titular Chris Benteke se repararem muito destes jogadores jogam em clubes da Premier League ou então estão emprestados por clubes da Premier League como é o caso do Kevin De Bruyne. Há que ter em atenção a esta geração Belga assim como à geração da seleção Colombiana pois aqui estão 2 seleções que vão dar que falar.

14 de outubro de 2012 às 21:32
Anónimo disse...

Bom artigo sobre uma seleçao que promete, mas para já nao passa disso.
Tonidatasca

15 de outubro de 2012 às 17:10

Enviar um comentário

 
DUPLO PIVOT | by TNB ©2010