Páginas

sexta-feira, 22 de março de 2013

Sangue novo



Hoje foi dia de selecção e simultaneamente mais um dia de desilusão. Ficou claro que algo de muito errado se passa com a equipa das quinas. Uma selecção outrora intensa e com um futebol muito bonito é, neste momento, um grupo de jogadores (seria uma calamidade chamar-lhes equipa) completamente apático e com clara falta de ideias/criatividade. As convocatórias do seleccionador poderão certamente ser o principal factor contributivo para que tal se verifique.

Paulo Bento tem convocado jogadores em baixo de forma nos seus clubes e que muitas vezes ainda são lançados para o 11 titular. Jogadores como Silvestre Varela, Carlos Martins ou Hugo Almeida devem ser respeitados por tudo aquilo de bom que nos deram nos últimos tempos (quem pode esquecer o golo de Varela frente à Dinamarca ?) mas está na hora de se perceber que eles já pouco mais têm a oferecer para a qualidade da equipa.

A equipa precisa de mudar o seu ADN. Novos jogadores têm que aparecer com a "nossa camisola". Farei, abaixo, um 11 que, na minha opinião, traria algo de novo e mais dinâmico à nossa equipa :

Rui Patrício - A baliza não me parece ser, de todo, o problema. Apesar da sua pobre exibição de hoje frente aos israelitas onde o guardião sportinguista deveria ter feito mais no 3º golo, Patrício é um guarda-redes seguro e capaz.

André Almeida - Apesar de a sua posição ser originalmente a de médio defensivo, o português tem cumprido muito bem no Benfica na posição de lateral direito. Ofensivamente é mediano, é certo, mas oferece uma segurança defensiva que tem vindo a fazer falta à nossa selecção. Talvez fosse hora de ele ser aposta do nosso seleccionador.

Fábio Coentrão - Nem Eliseu nem Antunes têm a qualidade do jogador do Real Madrid. Coentrão já provou inúmeras vezes que é dos melhores do mundo na sua posição e não é por ele que passa o problema da selecção. Um jogador com a sua garra é sempre bem-vindo. Sabe envolver-se muito bem no ataque e é competente a defender.

Pepe - Pepe parece-me ser um nome indiscutível. Um dos melhores centrais do mundo, um dos que mais sente a nossa camisola e uma enorme mais-valia para a equipa das quinas. Pouco mais pode ser dito sobre ele, a sua enorme qualidade fala por si.

Neto - No Zenit já "sentou" Bruno Alves mas na selecção o seu estatuto ainda não lho tem permitido. Está na hora de deixarmos Bruno Alves no banco e darmos chance a um central que tem sido revelação em todos os clubes por onde tem passado.

André Leão - Sou um admirador de Miguel Veloso principalmente depois das suas belas exibições no último europeu, mas o que é certo é que nos últimos tempos pouco ou nada ele tem acrescentado à selecção. André Leão, por outro lado, é um jogador já experiente (não nos esqueçamos que já disputou a Champions ao serviço do Cluj) e que tem vindo a atravessar um muito bom período de forma. Miguel Veloso não é má aposta, mas o jogador pacense já tem justificado a oportunidade.

João Moutinho - O melhor médio português na minha opinião. Corre os 90 minutos, empresta uma grande dinâmica ao meio-campo e é o motor de qualquer equipa onde jogue. Um dos indiscutíveis da nossa selecção.

Manuel Fernandes - Em termos técnicos, é o mais evoluído dos médios portugueses. Sabe defender e é raçudo, tem "cabedal" para as batalhas físicas e ainda acrescenta uma inteligência ofensiva que Moutinho não tem, seja através dos seus dribles, dos seus passes a rasgar ou dos seus fortes remates. Está na hora de Paulo Bento colocar os amores e desamores de lado e chamar o jogador do Besiktas.


Nani - Dispensa apresentações. Apesar de não estar no seu melhor momento de forma, o natural da Amadora não tem outro extremo melhor que ele na selecção, à excepção do óbvio Ronaldo. Mais um que tem que ser espremido pelo treinador que o lançou no futebol.

Cristiano Ronaldo - Seria um absurdo deixar o abono de família no banco. O 2º melhor jogador do Mundo e o melhor jogador do Real Madrid, Ronaldo oferece desequilíbrios, assistências e golos, muitos golos. É o capitão e o melhor jogador de Portugal.

Lima - Não sou grande adepto das naturalizações, mas com Postiga e Hugo Almeida perdulários na frente e Éder de fora nos próximos tempos o avançado do Benfica merecia a chance de nos mostrar o que pode valer com as quinas ao peito. É matador !


Será natural se alguns dos leitores discordarem e referirem outros nomes, mas penso que a ideia principal que se deve reter é a de que a selecção precisa de sangue novo. Depois do próximo Mundial de Sub-20 onde Portugal vai participar, não será má ideia de todo começar a chamar e a dar minutos a alguns dos grandes valores que nele vão participar (André Gomes, João Mário caso consiga mais minutos na equipa principal do Sporting, Ilori, Bruma ...).

Algo precisa de ser feito para que Portugal volte aos eixos. Caso contrário, poderemos ficar de fora do próximo Campeonato do Mundo ... 

10 comentário(s):

88 Nunes disse...

O André Almeida, não tem experiência nem a inteligência de João Pereira, para além de que o João participa na construção de jogo e sobe bastante no terreno, e tem somado boas exibições no Valência, não faz sentido trocar um jogador que tem cumprido por sem qualquer prova dada que não consegue ser no Benfica uma alternativa viável a Maxi Pereira que se encontra no pior momento de forma desde que assinou pelo Benfica.

Quanto a Neto, não entendo uma coisa, ele no Siena foi um jogador regular, sem cometer erros numa equipa cheia de maus jogadores e maus profissionais, a sua ida para o Zenit é precipitada, e é um defesa lento e muito agressivo, a necessidade ainda que Portugal tem em ter um central que saiba construir impede o Neto de ser titular, visto que em 4 passes dele, apenas 1 chega ao destino (segundo estáticas oficiais da Serie A), creio ainda que em termos competitivos, a Liga Russa, para além de que o Neto, tem um enorme dificuldade no 1 para 1 algo que Bruno Alves, pelo físico que possui consegue ser bem mais eficaz.

Lima, é um bom ponta de lança, mas será mesmo necessário a sua chamada? A ideia pode ser evitada muito claramente, colocando Ronaldo a ponta de lança e lançando Eliseu para extremo, se Ronaldo no Euro, foi mais matador que qualquer ponta de lança, porque não o colocar no centro do ataque, com a simples função de ser um vagabundo, algo que ele fez no Real e no United varias vezes, Ronaldo gosta da bola e do golo, é uma relação de amor, e Portugal pode aproveitar isso, a Itália deixa Balotelli livre de posições pode aparecer em qualquer lado, a qualquer momento, um jogador capaz de deitar por terra, qualquer esquema de marcações, e o resultado foi um Europeu de nível do Italiano. Para extremo, a chamada de Eliseu que tem feito boas exibições em Málaga ou o reaproveitamento de alguém que tem qualidade, mas que nunca mais rendeu o que rendia, falo claro de Ricardo Quaresma, não o lento e previsível, mas sim o novo, mais magro, e livre de pressões, com alegria pelo futebol, sim é possível encontrar essa alegria nas arábias e quaresma é prova disso, são exibições atrás de exibições, de qualidade repletas de fintas, de passes crepusculares, de puros momentos mágicos, se esse Quaresma, for capaz de jogar assim pela selecção deve ser chamado, tem um feitio especial, mas quando moldado a equipa, o melhor é chamar o 112 para a defesa adversaria, porque o único objectivo dele é partir para cima deles.

22 de março de 2013 às 21:48
Parem lá com isso! disse...

Estranhamente Carlos Martins até foi dos mais dinâmicos da seleção hoje. Trouxe vontade e tentou levar a equipa para a frente.

Dos nomes apontados, penso que André Almeida seria uma opção mas para suplente, tal como Neto, que não é melhor que Bruno Alves, apesar deste estar muito mal neste momento. Falat um central com a classe de Ricardo Carvalho à nossa seleção e espero que encontremos um rapidamente. Temos de deixar também de fazer aquele jogo de posse apenas para trás.

Bom artigo, parabéns!

23 de março de 2013 às 00:21
Drama disse...

O João Pereira joga bem no Valência mas na selecção tem sido banal. Além de que o Coentrão já é de si um lateral muito ofensivo e dá jeito ter um "Arbeloa" do outro lado para equilibrar as coisas. Quanto a Lima, eu como referi não sou grande adepto das naturalizações, mas sem Éder a selecção fica com falta de um matador. Gosto do Postiga mas ele matador não é. Quanto a Bruno Alves, está nitidamente em baixo de forma e espero que ou o Neto atine ou o Ilori se faça jogador depressa para o Pepe poder ter alguém de nível a jogar ao seu lado.

23 de março de 2013 às 01:48
Drama disse...

Gostei do Martins hoje, mas hoje foi um dia no meio de outros desinspirados. O Neto precisa de rotinas, o Bruno Alves é melhor mas a sua forma é péssima e tem comprometido. Concordo com a ideia do André Almeida, mas acho que pelo menos a chamada ele tem merecido !
Obrigado pelo feedback !

23 de março de 2013 às 01:50
Gonçalo disse...

Discordo do André Almeida mas também não sou fan do João Pereira e concordo que nos faz falta um lateral direito com mais aptidão para defender, isto quando jogamos com Miguel Veloso que esta longe de ser um trinco puro e não da o equilibrio que daria um Fernando, por exemplo...(mais uma naturalização, kkkk) na direita eu sempre gostei especialmente do Silvio e não sei como esta a sua situação atualmente, mas um Silvio em forma era a melhor opção penso. De resto concordo, Leão é Fernandes mereciam mais que ninguém a chamada. Mas para isso, teriam de jogar nos 4 maiores de portugal, ou então ter as cunhas necessarias, pois entretanto ja todos sabemos que não é PB quem faz as convocatorias e que eles são feitas meramente por interesses!

23 de março de 2013 às 14:04
Drama disse...

O Sílvio está no Deportivo e não anda nada de especial ... ele em forma talvez fosse mesmo uma alternativa mais viável que o André Almeida, mas com a actual realidade acho que o miúdo merece !
Quanto ao resto do teu comentário, todos sabemos que o Jorge Mendes tem muita influência e que por isso muitos jogadores dignos nunca vão vestir as nossas cores

23 de março de 2013 às 15:50
Redceltic disse...

Por acaso considero a baliza mais um dos problemas de Portugal pq Patricio não é de todo um GR super seguro, embora obviamente neste momento não seja o maior problema. Neto não considero com qualiadade para ser titular de uma seleção como se pretende que seja a portuguesa.. Almeida para já tb não...mas Portugal está realmente mal. Urge criar condições (por outras palavras leis), para obrigar os principais clubes a apostar nos jovens do país. Até lá, não me choca uma grande quantidade de naturalizados na seleção por duas razões associadas: vai demorar anos até os jovens de qualidade terem tarimba para jogar como gente grande ( falo de martins, almeida, rosa, simão, bruma, cavaleiro, Gomes, joão mário, cédric, josué, etc) e pq se só apostarmos nos tugas a seleção vai cair a pique no ranking e os novos de qualidade vão apanahar uma seleção no fundo da tabela que não vai ser cabeça de série em lugar nenhum.
Para esta recuperação do país, precisamos de 3 condições essenciais:
- proibir os clubes da 1a divisão de terem nos seus quadros mais do que 11 jogadores não formados localmente.
- despedir PB e contratar treinador com conhecimento táctico, aliado a carisma
- aliciar lima, fernando, sidnei, rodrigo, maicon, douglão, ismaily, artur a jogarem por portugal.
Em breve poderiamos ter estes 22: patricio, artur, pereira, silvio, maicon, pepe, sidnei, douglão, ismaily, coentrao, fernando, manuel fernandes, moutinho, viana, gomes, josué, ronaldo, nani, pizzi, rodrigo, eder e lima.

23 de março de 2013 às 18:51
Anónimo disse...

Irrisorio.. prefiro ter uma equipa a levar 5 e adescer no ranking que cheia de zucas.. e depois sidnei?? douglao?? meu deus

23 de março de 2013 às 19:28
Drama disse...

Essas leis são praticamente utópicas porque os nossos clubes iam cair a pique e fariam tudo o que era preciso para evitar isso ... o PB devia era começar a apostar já depois do mundial de sub-20 na juventude toda para lhes dar a tal tarimba de que falas. A França ontem jogou com Pogba e Varane que são de 1993 ! Nós temos o Bruma, o Ilori e o João Mário que, na minha opinião, se jogassem com mais regularidade no Sporting (até têm vindo a jogar nos últimos tempos) dentro de 1/2 anos (a tempo do Mundial) já tinham nível para a selecção. Temos ainda Cédric, Nélson Oliveira, André Gomes, André Almeida e o João Cancelo ... Portugal tem futuro desde que os jovens tenham minutos

23 de março de 2013 às 19:41
Redceltic disse...

Drama utópico tv, mas não esquecendo que o FC Porto foi campeão europeu em 2004 com 9 portugueses em 11 possiveis, não podemos esquecer que PB é que não pode apostar nos portugueses que não jogam nos seus clubes. Se ia criar resistências? Óbvio, mas esperar que os clubes joguem com portugueses pq sim é que parece dificil.
Anónimo, perfeitamente respeitável a sua opinião- Se prefere descer no ranking está no seu direito, assim como o bilbao recusa usar não bascos no seu 11... assumo por isso que tb seja contra a utilização de Deco, Pepe, Rolando, Nelson, Liedson and so on.. Mas no caso da sua teoria ir avante seríamos dos poucos casos no mundo a não jogar com naturalizados.

24 de março de 2013 às 11:17

Enviar um comentário

 
DUPLO PIVOT | by TNB ©2010