Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

Qual o caminho do Sporting?


O início do mandato de Godinho Lopes trouxe muitas contratações mas poucos resultados. O fim trouxe as vendas dessas mesmas contratações e uma maior aposta na formação. E agora, com Bruno de Carvalho? Continuará a aposta nos jovens ou voltará a haver investimento em Alvalade?


A chegada de Godinho Lopes trouxe uma profunda revolução no plantel do Sporting, com mais de 20 milhões gastos no primeiro Verão como presidente. O Sporting tentava reerguer-se, deixando um pouco a sua imagem de marca (clube formador) para se aproximar mais da filosofia dos rivais. Os resultados não corresponderam ao esperado.

No ano seguinte, a receita foi diferente: o Sporting procurou investir nos jogadores a custo zero, vendendo alguns dos seus mais carismáticos mas também dispendiosos jogadores (João Pereira, Matias Fernandez, Anderson Polga e Daniel Carriço). Os resultados mostraram-se ainda piores, com o Sporting a fazer um dos piores campeonatos da sua história. Godinho Lopes optou então pela demissão, mas tentando "arrumar a casa" para o próximo antes do seu abandono. Aqueles que tinham vindo para fazer parte do novo Sporting (Insúa, Elias, Pranjic e van Wolfswinkel, este último só sairá no fim da temporada) saíram, principalmente pelos altos salários que usufruíam.

O que será de esperar da presidência de Bruno de Carvalho? O novo presidente leonino parece mostrar apoio a Jesualdo, que por seu lado mostra interesse em voltar ao "velho" Sporting: um Sporting de formação, que aposta nos seus jovens, dando-lhes minutos na equipa principal. Exemplo disso são os 14 jogadores do plantel principal que já passaram pelos escalões mais novos de Alvalade. Rui Patrício, Cédric, Adrien e André Martins já fazem parte do plantel desde o início, enquanto que Dier, Zezinho, Ilori e Bruma têm dado bons sinais aos sportinguistas, não esquecendo ainda Fokobo, Esgaio, Pedro Mendes, João Mário e Betinho.

O novo Sporting parece preparar-se mesmo para voltar a ser o velho Sporting, o da aposta nos jovens, até porque o dinheiro não abunda em Alvalade e os leões não se podem arriscar no mercado com contratações, até porque já se viu que esse não é o caminho certo para o clube. Será Bruno de Carvalho o homem certo para comandar este projeto? E Jesualdo o homem certo para potenciar os jovens da Academia? As respostas surgirão a seu tempo, mas o caminho a ser seguido parece mesmo ser este.

1 comentário(s):

Drama disse...

Eu acho que o Sporting deve apostar nos jovens de qualidade que tem e fazer apenas contratações cirúrgicas para reforçar algumas posições e poder balançar a juventude e a irreverência com a veterania. Agora quando digo cirúrgicas refiro-me também à qualidade das mesmas e ao aspecto financeiro. Está na altura de haver inteligência no mercado por parte do Sporting.

28 de março de 2013 às 02:08

Enviar um comentário

 
DUPLO PIVOT | by TNB ©2010