Páginas

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O desafio de Franky Vercauteren

O novo treinador do Sporting considera que o plantel "tem grande potencial" e admite que a equipa "ainda pode alcançar um dos lugares de acesso à Liga dos Campeões" de futebol. Terá razão? Analisemos o plantel...



Nesta análise teremos em linha de conta, não só o plantel principal, mas também alguns jogadores da equipa B cujo potencial/utilidade consideramos neste momento já válidos para a equipa A.
Esta análise é naturalmente subjectiva, mas baseada no que os jogadores já mostraram nesta ou noutras equipas por onde passaram.

Comecemos então pelo princípio:


Guarda-redes

  • Rui Patrício- Excelente entre os postes. Dos melhores do mundo nessa vertente. Pode melhorar nas saídas aéreas, mas é já o GR titular da seleção Portuguesa, uma das melhores do ranking mundial e melhor GR Português da actualidade de longe.


  • Marcelo Boeck- Competente. Mostrou no Marítimo e já no clube sempre que chamado que é um bom número 2 para a baliza leonina.


  • Golas- Titular da equipa B, demonstra agilidade e potencial.

Defesas

  • Daniel Carriço- Estruturalmente lento, tem no entanto boa capacidade de comando e sentido tático apurado o que lhe permite desempenhar as funções de médio defensivo.Promessa no início da carreira sénior que tarda em afirmar-se.


  • Cédric Soares- Grande destaque o ano passado e uma das revelações do campeonato após um mundial onde foi vice-campeão mundial. Este ano começou a titular, mas parece estar a perder gás, Rápido, agressivo e com boa técnica. precisa melhorar posicionamento defensivo. Joga a lateral direito.


  • Insúa- Um dos grandes destaques da equipa o ano passado e da posição em todo o campeonato. Alia força física a agressividade ofensiva, tendo também um excelente remate de meia distância. Belo lateral esquerdo que também pode jogar a médio pelo mesmo lado.


  • Xandão- Jogador muito alto e com bom jogo de cabeça. Já com experiência num dos maiores clubes do Brasil, é um central não muito rápido mas competente.


  • Khalid Boulahrouz- central Holandês experiente e com história na sua seleção. Muito agressivo e disponível, tem no entanto na sua carreira, alguns períodos em que demonstra falta de concentração.


  • Marcos Rojo- Rápido e alto. Nada duro de rins e com boa capacidade técnica que lhe permite sair com a bola controlada para a frente e com remate poderoso e bom jogo de cabeça. É central, mas também joga a defesa esquerdo. O seu maior problema é a falta de noção de espaço defensivo, talvez por ter passado os últimos anos a jogar na lateral e  pela seleção Argentina jogar numa defesa a 5. Ideal para um 3-5-2 com defesa do lado esquerdo.


  • Pereirinha- Médio de formação, joga nesta fase preferencialmente como lateral direito. Pode também ser extremo ou médio centro.Tem bom domínio de bola e qualidade tática. Aguarda afirmação.


  • Danijel Pranjic- Outro médio de formação que já passou por Bayern de Munique. experiente e dotado tecnicamente, é como médio ofensivo que mostrou mais qualidade na carreira, mas é como defesa que tem jogado no Sporting. Pode jogar em qualquer lugar do meio campo e na lateral.

  • Arias- Lateral de grande pendor ofensivo, tipicamente sul americano, com boa técnica, mas a precisar de refinar processos defensivos. Grande potencial.


Médios

  • Gelson Fernandes- Grande poder físico e agressividade na busca da bola. Incansável, mas com pouca «inteligência» tática. Ideal para jogar como trinco puro e duro sozinho se com um 10 de classe à sua frente ou ao lado de alguém mais refinado.


  • Zakaria Labyad- Grande promessa que pode jogar a interior do lado esquerdo, médio ofensivo ou extremo. É rápido, com técnica elevada, quer de drible quer de passe e com remate fácil.


  • Schaars- Médio de transição que também pode jogar a 6. Bom marcador de livres e com escola Holandesa e experiência a nível de seleção. De grande utilidade tática.


  • Rinaudo- Médio defensivo muito agressivo, com rapidez de processos e que enche sozinho o meio campo defensivo. Precisa resfriar alguma agressividade para não ser tão castigado pelas arbitragens.


  • Elias- Internacional A pelo Brasil. Volante ou meia como se diz por lá. Já jogou regularmente como box-to-box, trinco e médio ofensivo ao longo da sua carreira. Muitas vezes comparado a Ramires (Chelsea). Muito rápido, com capacidade de recuperação de bolas acima da média e muito forte na transição ofensiva, Perde somente por ter dificuldade na definição dos lances.


  • André Martins- Um 8 moderno com capacidade para jogar a 10 ou extremo até. Salvo as devidas distâncias, por vezes parece Iniesta na forma como trata a bola. Muito bom no transporte de bola e na definição do último passe.


  • Adrien Silva- Joga em qualquer posição do meio campo com qualidade. Tem capacidade tática acima da média e intensidade para ser um médio de referência nos próximos anos. É daqueles médios que faz mexer todo o meio campo.


  • João Mário- Muita maturidade para a idade. Capitão da equipa B e box-to-box de preferência, mas com capacidade para qualquer lugar do meio campo. Com voz de comando sempre presente. Semelhante a Adrien.


  • Esgaio- Tem jogado a extremo, mas é lateral de formação. Melhor marcador da segunda liga, alias velocidade a capacidade tática. Ideal para defesa direito ou médio direito num 4-4-2.


Avançados

  • Wolfswinkel- O PL da equipa. Perdulário, mas goleador. Capacidade técnica acima da média e bom jogo de cabeça. Pode jogar em 4-3-3 como vértice do ataque ou em 4-4-2 com um colega mais móvel ao lado.


  • Izmailov- O czar passa demasiado tempo lesionado. Quando joga é sistematicamente o melhor jogador da equipa. Alia o drible à capacidade de definir os lances da melhor forma possível  Com facilidade para marcar golos. Pode jogar a médio ala, médio atacante ou interior. Dos melhores médios a atuar em Portugal.... quando joga.


  • Diego Capel- Capaz de fintar meia equipa adversária em progressão... depois não é capaz de definir a jogada a maioria das vezes. O seu defeito é jogar quase sempre a olhar para o chão. Em compensação, nunca desiste de um lance aparentemente perdido. Ideal para médio ala em 4-4-2, mas sempre do lado esquerdo.


  • Carrillo- Querem explosão, imprevisibilidade, virtuosismo em movimento? Chamem la culebra. Só lhe falta consistência para ser o maior desequilibrador do plantel. Ideal para 4-3-3 numa das alas atacantes.


  • Jeffren- De grande promessa do Barça a eterno lesionado do Sporting passaram apenas alguns meses. Potencial não lhe falta- velocidade, poder de drible e veia concretizadora. Pode jogar a extremo em 4-3-3 ou como segundo avançado em 4-4-2.


  • Diego Rubio- Avançado muito jovem que bateu inúmeros recordes no seu país antes de chegar a Portugal. Fez uma bela primeira pré-temporada, mas nunca chegou a ser efetivo nos jogos a contar. É rápido e agressivo, tendo historial de goleador. Atualmente tem jogado pela equipa B.


  • Valentín Viola- Agressivo, rápido e com algum poder de drible, não sendo no entanto um virtuoso. O típico segundo avançado Argentino que, normalmente na Europa é convertido em extremo. Pode deambular por toda a frente de ataque, sendo um jogador comparável a Bergessio que já passou por Portugal. Ideal para jogar ao lado de um PL mais fixo ou nas alas.


  • Bruma- Grande virtuosismo técnico associado a velocidade de ponta e explosão. Joga na equipa B, mas é o futuro do clube. Extremo ideal para 4-3-3.


  • Betinho- Número 9 ao estilo de antigas gerações Portuguesas. Como um Manuel Fernandes por exemplo. Muito oportuno e com bom jogo de cabeça. É um ponta de lança para jogar em cunha. Joga na equipa B, mas já jogou pelos A esta época e foi sempre goleador nos escalões de formação.


 Em 4-3-3 puro, 4-2-3-1, 4-4-2 losango ou até 3-5-2, matéria prima não falta ao treinador Belga para construir de novo uma equipa de topo, sendo talvez a posição mais deficitária um PL com experiência de golos nos séniores para concorrer com Wolfswinkel ou jogar a seu lado.
Qual acham o esquema mais adequado a estes jogadores?

5 comentário(s):

Anónimo disse...

acho que o esquema atual do sporting (433) nao é o mais adequado e avaliando bem os jogadores do sporting penso que o 442 losango era a melhor opção. seja com labyad a 10 e izmailov a médio ala ou o contrario. sporting tem poucos extremos de qualidade e os jogadores n se complementam neste esquema. penso q com rinaudo a trinco, elias pelo lado direito como ramires em tempos no benfica, izma na esquerda e labyad no meio a apoiarem viola e wolfs era o melhor. rinaudo é jogador para jogar sozinho à frente da defesa teria mesmo assim o auxilio defensivo de elias, izmailov e labyad p quem conhece o marroquino sabe q sao jogadores que pisam os mesmos terrenos, e sao jogadores com excelente qualidade de passe, visao de jogo e mesmo aptidao a ajudar a equipa a defender.. talvez fique a faltar explosividade na ala que traria Carrillo. mas havia trocas posicionais, Viola attras de wolsf a fazer de "vagabundo" no ataque, podendo aparecer seja a servir o pl, a finalizar ou na ala a desequilibrar. uma equipa q bem entrosada parece me sinceramente ser a melhor e mais equilibrada taticamente. ainda com opçoes como adrien, schaars, andré martins, carrillo, jeffrén(q poderia fazer posiçao de viola neste esquema) e betinho.. qto a defesa eu prefiro xandao a qualquer um dos dois atuais mas acho q apostando em arias e insua recuperando a forma a defesa esta longe de ser um problema e pode mesmo ser a do ultimo jogo com a academica

ass : skasi

1 de novembro de 2012 às 02:34
Unknown disse...

Por min o 11 inicial seria Rui Particio GR, insua DE, arias DD, Xandão e Carriço DC, medios centrais adrien e elias, medio ofensivo izmailov, estremo direito Carrilo, estremo esquedro Capel e PL Wolfswinkel, este 11 para min é o melhor onze do sporting clube de portugal.

1 de novembro de 2012 às 13:10
Unknown disse...

4231

Patricio, Arias, Rojo, Xandão, Insua, Rinaudo, Elias/Schaars, Labyad, Izmailov, Viola, Wolfs

1 de novembro de 2012 às 15:47
xouri disse...

eu não gosto do plantel do sporting, e morria se algo parecido tivesse acontecer no meu clube, a mística? deve ter acompanhado algum cometa que passou pela terra, porque já não se avista nem se reconhece em Alvalade, nem neste sistema solar, penso eu.
Os jogadores? epá não digo que nao houvesse uns tantos que n dessem jeito a uma equipa do porto muito debilitada (o que n e o caso), o plantel tem potencial, mas não funciona, na ha intrusao, nao ha companheirismo, nem discussoes ha, ao menos com Bojinov ainda s via alguma insatisfação, frutração, e acima de tudo vontade...

tou curioso, mas ainda n sei se ao ponto de voltar a ver os jogos do SCP

1 de novembro de 2012 às 16:06
Miguel Silva disse...

Não me parece que este treinador adapte a sua maneira de jogar conforme os jogadores mas sim que adapte os seus jogadors à sua maneira de jogar ..

Creio que vai jogar em 433 e o plantel do Sporting é adaptavel a qualquer sistema, no fundo esse sempre esteve longe de ser o problema.

1 de novembro de 2012 às 22:12

Enviar um comentário

 
DUPLO PIVOT | by TNB ©2010