campeão dos campeões
No dia em que Pinto da Costa atinge os mil jogos como presidente do FC Porto todos recordam os títulos que este ganhou enquanto presidente. Mas, além de todos os títulos vencidos, também dirigiu muitos treinadores e atletas campeões- entre ele o mais titulado de sempre na história do futebol- Vítor Baía!Com mãos de ferro segurou troféus atrás de troféus. Conquistou o Porto, depois o país, mais tarde a Europa. Vítor Baía ganhou tudo o que há para ganhar no futebol. Uma carrreira brilhante levou-o a ser considerado o melhor da Europa e várias vezes esteve entre o melhores do mundo.
Caminhou toda a vida por trilhos de sucesso e hoje há só uma mágoa que lhe invade a alma: não ter sido convocado por Sclari para o Euro-2004 numa altura em que no velho continente era olhado com admiração e considerado o melhor entre os postes.
Em criança, no entanto, o seu sonho era ser médico e ainda estudou até ao 12º ano, mas por essa altura teve de decidir. Era muito o talento e o futebol foi o seu destino. Por detrás do seu rosto escondia-se uma força imensa. antes da glória teve que sofrer como todos os heróis deste mundo. Uma lesão impediu-o de se sagrar vice-campeão Europeu em sub-18 e uma tromboflebite não deixou que fosse campeão do Mundo de juníores e quase punha em risco a sua carreira e a sua vida.
No entanto o seu momento estava quase a chegar. vítor Baía surge pela primeira vez na baliza do FC Porto a 29 de janeiro de 1989, nas Antas contra o Guimarães e mais não largou o estrelato. Em 1992, Baía fica a escassos minutos de bater o record mundial de imbatibilidade e o L'équipe considera-o segundo melhor guarda-redes europeu.
Foi para Barcelona onde jogou com as maiores vedetas do mundo da altura e ganhou os primeiros títulos fora de Portugal. Regressou depois ao seu clube de sempre para ser campeão Europeu sob o comando de Mourinho e aí se tornou o jogador mais titulado de sempre.
Com brilhantismo, Vítor Baía navegou por sucessos nunca antes navegados, foi bastas vezes herói improvável e os seus títulos roçam a utopia. Terminou a carreira em 06707.
Este é o resumo rápido da vida desportiva do campeão dos campeões!
1 comentário(s):
Sou o Otamendi desbanam-me pf
28 de outubro de 2012 às 19:34Enviar um comentário