Páginas

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Talento a alta velocidade


O reconhecimento começa a crescer. Há um novo extremo a explodir em Inglaterra que deixa André Villas-Boas a esfregar as mãos de contente. E explodir será mesmo a palavra certa para descrever o estilo de jogo deste galês chamado Gareth Bale.

"Entreguem a bola ao Bale e deixem o seu talento falar mais alto!". Dificilmente será isto que André Villas-Boas diz aos seus jogadores antes dos jogos ou até mesmo nos treinos durante a semana. No entanto, chega-se ao momento de jogar e parece ser mesmo essa a indicação do português para os seus jogadores. Na remota possibilidade de ser essa a ideia transmitida pelo português, podemos considerar que pode continuar a fazê-lo, porque o resultado está à vista. A verdade é que a bola chega a Bale e os seus colegas sabem o que fazer: os homens mais avançados tentam acompanhar o seu ritmo alucinante, fazendo um tremendo sprint até à grande área adversária para marcar, enquanto os mais defensivos se afastam de Bale e deixam o seu talento trabalhar. E, a partir daí, é o que todos passam a fazer. Treinadores, colegas, adeptos e até adversários, todos eles vêm Bale arrancar como se de um foguete se tratasse. Os últimos bem tentam correr atrás dele, mas o "foguete" já passou e chega a altura de o ver explodir. Tudo isto em poucos segundos. Bale já ganhou a frente a dois ou três defesas, já colocou o pé esquerdo na bola e o estádio já se levantou para festejar, tenha o galês marcado ou assistido. Porque sabemos que se Gareth Bale arrancou com o esférico, este dificilmente não parou no fundo das redes. E vemos Villas-Boas sorrir, tal e qual Harry Redknapp a partir do momento em que apostou no galês para a extrema esquerda dos Spurs.
A nova temporada trouxe ainda uma nova faceta de Bale que já o fez ser comparado a Cristiano Ronaldo: os livres. Tal como o português, Bale coloca a bola a dançar a alta velocidade à frente do guarda-redes. Depois disso, resta ver um guarda-redes confuso e até aterrorizado e a bola a ir entrar onde Bale quiser, mesmo que o remate indicasse outra direção. Não se pretende, contudo, colocar o extremo do Tottenham no mesmo nível do português ou esquecer que o futebol é um desporto de equipa. Mas quando a bola chega a Bale, esquecemos mesmo esse facto e desfrutamos daquilo que o seu pé esquerdo pode fazer. E o que é que ele pode fazer? Isto:


2 comentário(s):

Anónimo disse...

Bom post! Para mim Bale pode muito bem vir a fazer parte do trio da bola de ouro!

20 de fevereiro de 2013 às 19:08
Drama disse...

O Bale é um fora de série. Muito rápido, forte fisicamente, com bom remate e com alguma técnica. Mas não sei se terá estofo para mais do que isto ... como jogador britânico que é, o seu futebol adequa-se bem precisamente nos campeonatos britânicos. A não ser que o United volte a ganhar força, ele terá que ser absolutamente brilhante para alcançar o mérito individual dos jogadores do Barça ou do Real (ou pelo menos para a FIFA lhe dar esse mérito).
Bom post, parabéns :)

20 de fevereiro de 2013 às 19:19

Enviar um comentário

 
DUPLO PIVOT | by TNB ©2010