A "Hegemonia Europeia" no Futebol
Na Europa situa-se parte importante da história do futebol, e o desporto rei não é excepção, sendo que, atualmente, é na Europa que muitos encontram a elite: Tantos e tantos jovens de outros continentes que durante as suas "peladinhas" levam nos olhos o pequeno brilho que transparenta o sonho de um dia jogar por um desses tubarões do velho continente...
Regra geral: é na Europa que se pratica o futebol mais equilibrado táticamente, é na Europa que encontramos as mais diversas personagens de peso do mundo da bola, muitas pelos seus feitos ou (de)feitos, outras por darem vida a sistemas de jogo fora de comum, mas anormalmente eficazes e por isso tão populares.
E os melhores com a bola colada ao pé? Quem além de Neymar entraria num top dos melhores jogadores escolhido por si?
Em que outro continente encontramos um(Alemanha) dois(Inglaterra) três(Espanha) quatro(Itália) cinco(França) seis(Portugal) e até sete (Holanda), campeonatos de interesse comum abundantes qualquer uma delas, em talento. Fora das principais, encontramos ainda adeptos fervorosos (campeonatos como o turco, grego, croata ou escoçês) rivalidades intensas e equipas de bom futebol.
As promessas, essas que tanto mexem com os jovens nos jogos de computador, essas surgem de qualquer um dos cantos da europa. No fundo, a europa respira futebol: tem o futebol mais exigente e de mais alto nivel, tem os melhores altetas, as competições mais ambicionadas e muitas das melhores seleções do mundo.
No entanto para o ser, a Europa conta com a ajuda do nosso querido Continente Sul Americano, que tanto talento produz e que tantos craques nos envia. Mas se somos bons também com ajuda deles, é por sermos bons que os mesmos nos vêm ajudar, e uma mão lava a outra. Os jovens desses continentes ambicionam a Europa, e a Europa sempre precisou do contributo desses jovens para conquistar a Hegemonia. A existência de jogadores não-europeus em equipas do velho continente é atualmente vasta e muitos sul-americanos ajudam cada vez mais o continente europeu a subir ao topo, começando logo pelo sonho de jogar futebol ao mais alto nivel, entre os melhores, em pequeninos, nos seus 10 anos, com a camisola de Ronaldinho ou Messi pelas ruas que os acolhem.
Mas se perguntarmos a esses meninos, eles não vão responder diretamente que desejam a Europa, talvez digam que desejam um Barcelona, um Real Madrid ou um Manchester United, clubes com histórias marcantes oriundos da raiz do futebol, com muitas décadas de existência, muita lágrima, grito, desilusão, festejo, euforia, empurrões, pastilhas para os nervos e muitas conquistas... no fim, esquecemos de referir os titulos, uma parte importante no crescimento de um clube, algo que por muita vez o adepto esquece enquanto assiste ao jogo em si, mas estes titulos são valorizados e em todo o mundo da bola, um titulo europeu tem logo outro sabor. Depois, aliamos todos estes factores a um futebol mais trabalhado e não tão descompensado e pouco tático como em outros continentes, futebol pensado a cada pormenor, desenhado nos pequenos quadros táticos e pensado com todo o rigor para cada detalhe, pormenor e situação de jogo: "isto" é o futebol europeu!
Juntamos ao jogo europeu o seu futebol, os Ronaldos e os Messi's que fazem os jovens sonhar, as rivalidades(que são imensas) que fazem os adeptos vibrar, as excelentes escolas de formação - onde entra a do "nosso" Sporting - derivando claro nas seleções, desde os talentosos sub-21 em vários cantos a solo europeu às grandes seleções que sempre conseguem superioridade em fases finais, mesmo não ganhado, elas dominam em quantidade. Atualmente dominam no entanto, aqui entra outra hegemonia - A espanhola.
A Europa tem mesmo as melhores e mais prestigiosas seleções do mundo, seleções: Espanha, Alemanha, Inglaterra, Holanda, Itália, França, Bélgica, Portugal entre outras.
Seleções que são sempre candidatas a ganhar um Mundial, e é rara a vez que não é uma seleção europeia a vencer essa competição, tendo em 2006 havido uma final europeia entre Itália e França onde os italianos levaram a melhor, e em 2010 outra final europeia entre Holanda e Espanha, onde os espanhois se sagraram os campeões do mundo.
No fundo, sem nos dar-mos conta vivemos no continente do futebol, algo de antigas origens com cultura hoje em dia bem enraizada: vivemos no topo do futebol, vivemos entre ele...



4 comentário(s):
Valeu o esforço Anfield
17 de fevereiro de 2013 às 18:35Deixo-te aqui um comentário
E depois ainda dizem que sou mau...
The Cs1
ӏ am truly thankful to the owner of this site who hаѕ shared this imρгesѕivе aгticle at herе.
12 de junho de 2013 às 05:02my website - гesultado dο bісho (http://jogodobicho.pw)
Have you eѵer thоught about ωriting аn
29 de junho de 2013 às 17:18ebook or guest authοгing on other sites? I havе a blog centerеd on the same subjеcts you
discuss and wоuld love to have yοu share some
stoгieѕ/infoгmation. I know my аudience would
enjoy your work. If уou're even remotely interested, feel free to send me an e-mail.
My site; cenaless barato
Gоοԁ resρonsе in
1 de julho de 2013 às 03:08return of this query wіth fігm arguments and dеscribing thе ωhole thing οn the topic оf that.
Feel freе to surf to my homepagе; turbo force funciona yаhoo (http://www.youtube.com)
Enviar um comentário