Páginas

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O recomeço das águias de Roma


Longe vão os tempos da Lazio dominadora em Itália. Tempos em que os romanos lutavam pelo título e até o conquistavam. Mas a nuvem negra de maus resultados que ao longo da última década paira sobre a equipa da Lazio começa a desvanecer. Tudo graças a um plantel que vai sendo renovado ano após ano, com o extra de se conseguir manter as estrelas.

No final da década de 90 e princípio do novo milénio, a Lazio era a maior força em Roma e uma das maiores em Itália e até na Europa. Poucos se esquecem da equipa que o sueco Sven-Goran Eriksson levou ao título (ou lá perto) tantas vezes. Com plantéis que possuíam jogadores como Mihajlovic, Nesta, Favalli, os portugueses Fernando Couto e Sérgio Conceição, Diego Simeone, Stankovic, Verón, Nedved, Poborsky, Salas, Simone Inzaghi ou Crespo, também se tornava mais fácil a tarefa do treinador. Mas os tempos mudaram e a equipa laziale fez uma autêntica travessia no deserto, após o sucesso.


Klose e Hernanes são as estrelas
Felizmente para os adeptos da Lazio, o clube parece estar a reerguer-se e a dar os passos certos na direção do sucesso. Com Vladimir Petkovic ao leme, a Lazio vai mostrando bastante qualidade e potencial. Num campeonato onde a Juventus domina, os romanos são quem mais se aproxima dos de Turim, enquanto que na Liga Europa e apesar da presença num grupo composto por Tottenham, Panathinaikos e Maribor, a Lazio saiu sem derrotas e com o primeiro lugar "no bolso". 
Os grandes destaques desta equipa passam essencialmente pelo seu "número 10" e o ponta-de-lança matador (Hernanes e Klose, respetivamente). Mas não é só devido a estes dois que a Lazio está onde está. Na defesa, Marchetti é um guarda-redes de créditos firmados, que dá segurança. À sua frente encontram-se normalmente Ciani ou André Dias e Biava, ficando as laterais entregues a Konko e Radu. No meio-campo, 5 elementos tentam levar a cabo as transições, tanto defensivas como ofensivas. Ledesma é normalmente o elemento mais recuado, com Antonio Candreva, Álvaro González e Stefano Mauri à sua frente. Hernanes assume o papel de distribuidor de jogo, sendo aquele que melhor apoia Miroslav Klose.

Esta equipa da Lazio é sobretudo uma equipa com raça e garra, que pratica um bom futebol, mas ainda com espaço para crescer, apesar de os seus jogadores-chave já não serem tão jovens quanto isso. Esse aspeto acaba por trazer maior estabilidade e experiência, não sendo de todo descurada a constante renovação da equipa, visto que os mais jovens vão aparecendo aos poucos, de modo a no futuro, garantirem a sustentabilidade da Lazio. Mas esta equipa é ainda uma incógnita, quanto à possibilidade de lutar por títulos internos e europeus. Este ano não deve trazer grandes títulos (o máximo que poderão conseguir será a Taça de Itália). Ainda assim, a luta este ano passa por uma boa campanha na Liga Europa e um lugar que dê acesso à Liga dos Campeões no próximo ano. O que poderá a Lazio conseguir esta época (e no futuro)? Estará para breve o regresso do Scudetto a Roma?

2 comentário(s):

Anónimo disse...

A Lazio é candidata à Liga Europa

28 de dezembro de 2012 às 15:04
Skasi disse...

Bom artigo caros :)

28 de dezembro de 2012 às 15:43

Enviar um comentário

 
DUPLO PIVOT | by TNB ©2010