Páginas

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

2012 em retrospetiva: Janeiro


O ano está a chegar ao fim e muitos momentos ficaram e hão de ficar na nossa memória. Recorde aqui o que de mais importante se passou no mês de Janeiro de 2012.

Janeiro é o mês da reabertura de mercado e, como tal, o primeiro mês de 2012 não foi diferente. Muitas mudanças aconteceram em Portugal e por essa Europa fora. Mas não foi apenas nas transferências que Janeiro se destacou. Muito se jogou no início do ano civil. Veja (ou reveja) o que de mais importante aconteceu.

Futebol Nacional: 
El Comandante regressou
ao Dragão
Em Janeiro o Benfica tinha passado para o primeiro lugar da Liga e Jorge Jesus não via grande necessidade de mexer no plantel. Por isso, apenas se registaram as saídas por empréstimo de Fábio Faria (Rio Ave), David Simão (Académica) e Rúben Amorim (Braga). Quanto a entradas, acabou por ser surpreendente a chegada de Yannick Djaló, que ainda assim não teve grande impacto.
O Porto começou a "perder gás" em Janeiro e foi ao mercado reajustar a equipa. Danilo chegou finalmente à invicta, juntamente com Janko e o regressado Lucho González. Mas foram muitas as saídas também. Fucile rumou ao Santos, Guarín ao Inter, Belluschi ao Genoa e Miguel Lopes viajava por empréstimo até Braga.
Já o Sporting, não estava na sua melhor forma, ainda sobre o comando de Domingos. Bojinov teve o "incidente da grande penalidade" e foi para o Lecce. Os leões mostraram-se mais ativos nas compras, ao fazerem regressar Renato Neto e ao trazerem Xandão e Ribas. O central foi o único que teve sucesso.
Quanto a treinadores, houve apenas uma mudança: Sérgio Conceição assumiu no início do ano o comando do Olhanense e levou os algarvios a um campeonato tranquilo.


Sporting e Porto
anularam-se em Alvalade
Quanto aos principais jogos de Janeiro, a fase de grupos da Taça da Liga ganha algum destaque. No ao campeonato, o Sporting teve de defrontar Porto e Sporting de Braga. Empatou a zero em Alvalade frente aos dragões mas foi derrotado na Pedreira por 2-1. Os leões terminaram a primeira volta a onze pontos do Benfica.



Futebol Internacional: 
Apesar da idade, Henry e Scholes
ainda foram a tempo de ajudar
Num mês de regressos na Premier League, Henry voltou por três meses ao Arsenal para voltar a espalhar classe, enquanto Scholes fazia o mesmo, mas em Old Trafford, onde ainda hoje se mantém. No capítulo das transferências convém não esquecer a chegada de Gary Cahill a Stamford Bridge e a mudança de David Pizarro de Roma até Manchester, para representar o City. No que toca aos portugueses, Ricardo Vaz Tê transferiu-se para o West Ham.
Inglaterra deu também muito que falar, principalmente por via das Taças. Na Taça de Inglaterra, o Manchester United eliminou o City no Etihad, mas acabou eliminado em casa do Liverpool. Os Reds haviam chegado na mesma semana à final da Taça da Liga, juntamente com o Cardiff City, após eliminarem o Manchester City.


A pisadela de Pepe a Messi
Em Espanha, Diego Simeone era apresentado como novo treinador do Atlético de Madrid, Reyes (ex-Benfica) regressava ao Sevilha e a Taça do Rei servia para pôr mais uma vez frente-a-frente Barcelona e Real Madrid. Os catalães venceram no conjunto das duas mãos e seguiram para as meias-finais. Nota para o primeiro jogo, em Madrid, marcado pela pisadela de Pepe a Messi, o que deu origem a grandes críticas, inclusive por parte de Wayne Rooney que apelidou o luso-brasileiro de "idiota".


Milito deu a vitória no derby
Em Itália foi bastante movimentado o mercado. Cáceres reforçou a Juventus, Maxi López rumou até ao AC Milan e Thiago Motta abandonou o Inter para se juntar ao milionário Paris Saint-Germain. No jogo de maior cartaz do mês, o Inter bateu o Milan, com um golo solitário de Diego Milito.
Em Janeiro, como sempre acontece, foram anunciados os vencedores do prémio de melhor treinador e jogador do Mundo. Messi foi coroado pela terceira vez consecutiva como o melhor do planeta, enquanto Guardiola sucedeu a Mourinho no prémio de melhor técnico.

0 comentário(s):

Enviar um comentário

 
DUPLO PIVOT | by TNB ©2010