Páginas

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Opinião: Jorge Jesus, uma história de amor e ódio



Jorge Jesus chegou ao Benfica vindo do banco do Sporting de Braga para orientar a equipa da Luz na época 2009/2010. O entusiasmo gerado era muito e a pré-época contribuiu para isso. Os métodos de Jesus, métodos de trabalho árduo e treino intenso, em conjunto com os resultados obtidos fizeram com que o treinador da Reboleira rapidamente conquistasse os adeptos.




Época de estreia e época de campeonato! Muitos foram os jogadores que explodiram, o futebol foi bonito e resultou em muitas goleadas; a campanha na Liga Europa foi satisfatória e o regresso à Liga dos Campeões estava assegurado. Sol de pouca dura...

Estamos agora no ano de 2012 e raro é o adepto que não tece críticas ao trabalho que o treinador encarnado tem vindo a desenvolver. O "puxar" pelos jogadores que inicialmente era visto como trabalho árduo é agora criticado por fustigar demasiado os atletas. O futebol bonito que a equipa apresenta é considerado vertiginoso demais e diz-se que descura a defesa. Os adeptos exigem a perfeição. Um treinador com a teimosia de JJ não serve, um treinador claramente pouco formado a nível académico não serve, Jesus pura e simplesmente não serve.

Aquilo que muitos parecem não conseguir ver é que o homem que o Benfica tem no leme é um homem com paixão pelo que faz e com confiança no que faz. Por vezes a sua teimosia tira-me do sério, mas só Deus foi perfeito... Nem mesmo o seu homónimo Jesus o conseguiu ser e acabou crucificado. E lembro que hoje muitos rezam pelo seu regresso! É certo que Jorge Jesus tem um português rudimentar mas é um perito na linguagem mais importante para o seu ofício: a linguagem do futebol. Quem lhe chama "Mestre da Tática" em tom irónico devia apenas retirar o tom irónico. Jorge Jesus é um dos melhores treinadores portugueses a nível tático. É um homem que não abandona o seu barco, que não esconde a cara e que defende os seus jogadores e o seu projeto.
Fábio Coentrão explodiu sob o comando de JJ

Muitos também dizem que ele inventa em demasia. Sim, estamos na presença do senhor, friso, senhor que inventou jogadores como Fábio Coentrão e Paulo Ferreira e que descobriu, por exemplo, Lima nos seus tempos no Belenenses. Por falar em Belenenses, o clube do Restelo chegou às competições europeias sob o seu comando, coisa que nos anos seguintes não se repetiu tendo o clube inclusivamente descido de divisão. Não gostam das suas invenções? Digam-me outro treinador que trabalhe em Portugal que de repente se visse sem o central e capitão, sem meio-campo e sem o defesa-esquerdo que sempre quis e que mesmo assim conseguisse pegar na equipa e torná-la competitiva. Bom desafio, talvez.

Jorge Jesus é um homem a quem ninguém fica indiferente. Ou se ama ou se odeia. Mas, na minha opinião, ele devia ter pelo menos 6 milhões de benfiquistas a amá-lo e apoiá-lo e, acima de tudo, a respeitá-lo. Pode ser que um dia o valorizem como ele merece. 

13 comentário(s):

BRILHA_SLB2 disse...

JJ, é um bom treinador. Por vezes deveria ser menos teimoso. Esta época está bem mostrado que o principal objectivo é o campeonato. Espero que o consiga juntamente com a taça de Portugal :)

20 de novembro de 2012 às 14:17
Redceltic disse...

Jorge Jesus comigo a mandar tinha saído nos 5-o do dragão. Não pelo resultado, mas sim por ter mais medo do hulk do que se ter preocupado em jogar futebol. E depois tem medo do braga tb. ridiculo!!! tem coisas boas sem duvida, mas comigo estava fora.

20 de novembro de 2012 às 14:18
Anónimo disse...

SEMPRE CONTIGO JORGE JESUS, CARREGA BENFICA!

tonidatasca

20 de novembro de 2012 às 14:22
Anónimo disse...

se dizes que ele estava fora, tens de apresentar alternativas...

Tonidatasca

20 de novembro de 2012 às 14:23
Anónimo disse...

Eu não percebo porque é que alguns benfiquistas dizem mal do trabalho de Jorge Jesus . Para mim , é o treinador certo para o Benfica e que o presidente devia-lhe efetuar um contrato de longa duração pois vale mesmo a pena .

TheCs1

20 de novembro de 2012 às 14:27
Redceltic disse...

alternativas? ter nao tenho pq sou somente adepto, mas cá vão: Rui faria, Rafa Benitez, Sérgio conceiçao, pedro martins...

20 de novembro de 2012 às 15:02
Gonçalo disse...

Entre o amor e o odio este com os adeptos... Um treinador que se consegue gostar e odiar ao mesmo tempo. Ganhamos um titulo no seu primeiro ano devido às mudanças que conseguiu fazer na equipa, mas depois devido a erros seus também ja perdemos muitos titulos...

20 de novembro de 2012 às 17:23
sportingg4le disse...

Quando o Jorge Jesus sair, os Benfiquistas vão todos desejar que ele volte mais tarde ou mais cedo. Escrevam isto. O Benfica antes do Jesus estava na lama, sem resultados e sem dinheiro. Pensem nisto...

20 de novembro de 2012 às 17:28
Drama disse...

Partilho do teu ponto de vista, aliás, acho que o meu texto deixou isso claro. O Benfica antes do Jesus era um sem fim de treinadores, jogadores caros e fracos e instabilidade. Espero que o meu conterrâneo fique lá muitos aninhos e espero que nos devolva os dias de glória !

20 de novembro de 2012 às 18:35
Unknown disse...

lol. se um clube depende de um treinador, é porque algo esta muito mal.

Pior ainda é quando esta a 2 anos sem ganhar a ponta de um chavelho numa equipa que devia ser campea todos os anos.

O Porto já teve MOURINHO e desapareçeu depois disso??? Claro que nao. O benfica já teve grandes treinadores ( trappatoni ) e nao morreu por causa disso.

Se o JJ nao for campeao esta epoca, se nao sair, é porque o benfica é um clube de 2º linha e aceita o dominio do Porto.

20 de novembro de 2012 às 18:54
Anónimo disse...

BENFICA VS CELTIC

PESSOAL ! DISFRUTEM DESTE ENORME DUELO DE TITÃS .

É DISTO QUE SE FAZ O FUTEBOL


TheCs1

20 de novembro de 2012 às 20:39
Drama disse...

O Jorge Jesus é o mister indicado para o Benfica neste momento pelo que não faria sentido mudar. O Benfica não depende de nenhum treinador mas depende de uma estrutura e se o JJ sair obviamente que a estrutura abala. Seria complicado arranjar outro treinador para o substituir sem se pagar exageros ou sem se ficar mal servido

20 de novembro de 2012 às 21:54
Unknown disse...

Não querendo sair do tópico, mas a comparação feita com Jesus, ou Yeshua, é um bocado estranha e não faz grande sentido, especialmente considerando a visão católica dos acontecimentos. Percebo o que queres dizer, mas acho que devias ter utilizado algo mais factualmente incontestável para uma demonstração de ideias.

Quanto ao artigo em si, acho que idolatra demasiado o homem, que apesar de bom treinador tem claras limitações em várias vertentes. Não que seja mau treinador para o SLB, mas parece-me um artigo tecido mais ao abrigo da emoção que da razão.
Não deixa de ser, no entanto, um bom artigo para discussão, vindo duma visão que tende para o lado amoroso da coisa ;).

21 de novembro de 2012 às 16:16

Enviar um comentário

 
DUPLO PIVOT | by TNB ©2010