Dortmund pronto a atacar a Europa
16 épocas após a sua última conquista a nível europeu (Liga dos Campeões em 96/97), o Borussia de Dortmund parece renascer na liga milionária. A equipa alemã joga um futebol atractivo, com jovens valores a despontar e jogadores experientes, o que lhes dá um equilíbrio perfeito.
![]() |
| Os adeptos são parte importante do sucesso do Borussia |
![]() |
| Hummels foi formado no Bayern, mas destaca-se em Dortmund |
Apoiados numa defesa que conta com a experiência de Weidenfeller, a irreverência dos laterais Piszczek e Schmelzer e a segurança e qualidade (apesar da idade) de Hummels e Subotic, o Borussia não sofre muitos golos. No meio-campo, Gundogan, Bender e Kehl alternam no duplo pivot defensivo, enquanto a organização de jogo fica entregue à jovem estrela Mario Gotze. Nas alas Reus e Blaszczykowski ou Grosskreutz asseguram velocidade, fantasia e assistências para o ponta-de-lança polaco Lewandowski. Todos este jogadores, e outros, que também contribuem, fazem desta uma das gerações mais fortes e promissoras do clube de Dortmund. Por isso, não é surpresa ver todo o interesse dos "tubarões" europeus. Quase todo o 11 titular do Borussia tem os grandes clubes de Inglaterra, Itália e Espanha "à perna". Aliás, a espinha-dorsal da selecção alemã começa a ser constituída por muitos destes jogadores. Também a Polónia beneficia com o crescimento do Borussia (Piszczek, Blaszczykowski e Lewandowski), ainda que esta com menos resultados.
O que podemos esperar deste Dortmund na Champions? São candidatos à vitória? E quanto ao futuro? O clube venderá as estrelas aos milionários? Ou conseguirá mantê-los e fazer do Borussia uma potência mundial? Só o tempo o dirá. Mas o presente é entusiasmante e augura um futuro ainda melhor.





0 comentário(s):
Enviar um comentário