Páginas

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dortmund pronto a atacar a Europa


16 épocas após a sua última conquista a nível europeu (Liga dos Campeões em 96/97), o Borussia de Dortmund parece renascer na liga milionária. A equipa alemã joga um futebol atractivo, com jovens valores a despontar e jogadores experientes, o que lhes dá um equilíbrio perfeito.


Os adeptos são parte importante
do sucesso do Borussia
Depois de uma época com uma má prestação na Liga dos Campeões último lugar do grupo) mas com uma boa prestação interna (bi-campeonato e vitória na Taça da Alemanha), os papéis parecem inverter-se este ano, visto que a prestação europeia tem sido muito boa (primeiro lugar no grupo da "morte", sem derrotas), mas a vitória no campeonato parece muito distante. Jurgen Klopp é a voz de comando desta equipa que junta jovens e veteranos. O treinador alemão pegou na equipa em 2008, fez o clube renascer e voltar a outros tempos e é agora uma das maiores forças na Alemanha e prepara-se para o ser também no velho continente.

Hummels foi formado no Bayern, mas destaca-se em Dortmund
Apoiados numa defesa que conta com a experiência de Weidenfeller, a irreverência dos laterais Piszczek e Schmelzer e a segurança e qualidade (apesar da idade) de Hummels e Subotic, o Borussia não sofre muitos golos. No meio-campo, Gundogan, Bender e Kehl alternam no duplo pivot defensivo, enquanto a organização de jogo fica entregue à jovem estrela Mario Gotze. Nas alas Reus e Blaszczykowski ou Grosskreutz asseguram velocidade, fantasia e assistências para o ponta-de-lança polaco Lewandowski. Todos este jogadores, e outros, que também contribuem, fazem desta uma das gerações mais fortes e promissoras do clube de Dortmund. Por isso, não é surpresa ver todo o interesse dos "tubarões" europeus. Quase todo o 11 titular do Borussia tem os grandes clubes de Inglaterra, Itália e Espanha "à perna". Aliás, a espinha-dorsal da selecção alemã começa a ser constituída por muitos destes jogadores. Também a Polónia beneficia com o crescimento do Borussia (Piszczek, Blaszczykowski e Lewandowski), ainda que esta com menos resultados.


O que podemos esperar deste Dortmund na Champions? São candidatos à vitória? E quanto ao futuro? O clube venderá as estrelas aos milionários? Ou conseguirá mantê-los e fazer do Borussia uma potência mundial? Só o tempo o dirá. Mas o presente é entusiasmante e augura um futuro ainda melhor.

0 comentário(s):

Enviar um comentário

 
DUPLO PIVOT | by TNB ©2010