Páginas

sábado, 27 de outubro de 2012

Juventus: a diferença entre a Serie A e a Champions


A fazer um início de temporada fantástico na Serie A, a "Juve" tem estado aquém das expectativas na Liga dos Campeões. É legítimo perguntar o porquê de tal diferença. 

A diferença estará na atitude? Na experiência? Vejamos o que se passa na Europa com a equipa de Turim.



A diferença exibicional e de resultados pode ser explicada de muitas formas. É ponto assente que a Liga dos Campeões é mais competitiva que a Serie A. Mas isso não explica um empate com o Nordsjaelland. Até porque não haverá muitas equipas em Itália piores que os dinamarqueses. A verdade é que, em Itália, a Vecchia Signora domina a seu belo prazer e acaba por vencer os jogos com maior ou menor dificuldade. E essa falta de competitividade afecta os jogadores, que entram em campo com a nítida sensação que, mais cedo ou mais tarde, o jogo se resolve. E isso não acontece.


Outro dos grandes problemas parece ser a segurança defensiva. Olhando para a táctica da Juve, jogar com 3 centrais, dois laterais de propensões ofensivas e no meio-campo 3 médios que facilmente conseguem equilibrar-se, não parece que a segurança defensiva seja um problema. Mas é. E o problema nem é falta de gente na retaguarda. Porque à excepção dos dois homens mais avançados, todos descem para ajudar defensivamente. Mas por vezes descem de mais. E por isso, os golos surgem do demasiado espaço à entrada da área.

Outro problema é a entrada em jogo. A Juventus entra demasiado defensiva e "mole" em jogo. E depois tem de correr atrás do resultado. Até agora, conseguiu recuperar até chegar ao empate, não mais que isso. Mas para quando uma entrada forte em jogo? Para quando maior equilíbrio em vez da colocação de médios e defesas na área, sobrando espaço à entrada da mesma? Para quando a primeira vitória na Europa este ano? São perguntas que Massimo Carrera, juntamente com os seus jogadores, terá de responder, de modo a levar esta "Juve" aos oitavos-de-final da Champions.

3 comentário(s):

Drama disse...

A competitividade interna é muito pouca e quando se deparam com adversários mais fortes é normal que se ressintam. Quanto ao empate com o Nords, jogaram com muitos suplentes e provavelmente entraram a pensar que tinham o jogo ganho. Isso costuma ser fatal

27 de outubro de 2012 às 14:31
Anónimo disse...

Tal como o Borussia na época passada, varios anos sem champions e ja não têm estaleca...

27 de outubro de 2012 às 14:32
Anónimo disse...

é como o benfica... mas no final acredito que conseguem a passagem aos oitavos de final.

27 de outubro de 2012 às 16:57

Enviar um comentário

 
DUPLO PIVOT | by TNB ©2010