Época nova!
Todos vocês sabem que eu gosto é da pré-época (para quem não sabe, faça favor de se atualizar fáchabor: Artigo 1, Artigo 2, Artigo 3), mas hoje vou mesmo abordar a época que se aproxima nas principais ligas europeias, que mesmo não me provocando o mesmo tipo de sentimento e emoção, não perde importância. E, ao contrário da rubrica "Adoro a pré-época!", qualquer tentativa de comédia deve ser vista da maneira mais inocente possível e como um puro engano. Ou não... Ou sim...
LIGA INGLESA
Em Inglaterra a luta promete ser a 3, com Manchester City, United e Chelsea a apresentarem-se como os maiores candidatos. Curiosamente, todos eles trocaram de treinador, tornando um pouco imprevisível aquilo que poderá acontecer. David Moyes tem talvez a cadeira "mais quente" depois da saída de sir Alex Ferguson. Espera-se ainda a contratação de um médio e um defesa central, com Nani e Rooney perto da saída. A Stamford Bridge regressa José Mourinho. Provavelmente na casa onde melhor se sente, a pressão não é tão alta e isso poderá beneficiar o português, cujos principais objetivos passam pela recuperação do título inglês e a conquista da Liga dos Campeões. O Manchester City parte como a maior incógnita destas 3 equipas. Manuel Pellegrini chega para substituir Mancini e vai investindo em contratações (principalmente atacantes) numa equipa que perdeu Tévez.
Arsenal e Tottenham partem como outsiders e deverão ficar de fora da luta pelo título. Ainda assim, serão equipas a ter debaixo de olho na luta pela Champions. Os gunners ainda só conseguiram contratar Yaya Sanogo mas a imprensa dá conta da insistência de Wenger em conseguir um avançado e um trinco. No Tottenham, as dúvidas prendem-se com a permanência ou saída de Gareth Bale. Enquanto esse assunto não é resolvido, Paulinho e Chadli chegaram ao Tottenham, com Soldado a poder ser o próximo.
LIGA ESPANHOLA
Em Espanha, a luta deverá resumir-se a Real Madrid e Barcelona. Ambas as equipas mudaram de treinador e têm apostado forte no mercado. O Real já adquiriu Illarramendi, Isco e Carvajal e aguarda-se ainda a possível chegada de Bale. A recuperação do título espanhol parece ser a principal aposta, mas a busca pela 10ª Liga dos Campeões continua. Em Barcelona, a saúde de Tito Vilanova voltou a fazer das suas e levou os catalães a contratarem Gerardo Martino. A chegada de Neymar é a principal novidade de uma equipa que vai tentar levantar mais uma vez o troféu da Liga dos Campeões.
Na luta pelos lugares europeus, Atlético de Madrid sem Falcao (mas com Villa), Valencia provavelmente sem Soldado, Málaga sem Isco e Saviola e Real Sociedad prometem uma luta intensa.
LIGA ALEMÃ
Na Alemanha aguarda-se para ver o que pode acrescentar Guardiola a uma equipa que dominou e ganhou tudo. A experiência do espanhol na Alemanha não começou nada bem com uma derrota algo expressiva na Supertaça frente ao Borussia Dortmund. Apesar disso, Jurgen Klopp não espera que a sua equipa consiga lutar com os bávaros pelo campeonato.
Os sempre imprevisíveis Leverkusen e Schalke poderão ser as equipas que mais se aproximam dos finalistas da Liga dos Campeões do ano passado, num campeonato que se espera equilibrado, tanto na luta pela europa como pela manutenção.
LIGA ITALIANA
O Nápoles parece ser a equipa mais apostada em quebrar a hegemonia recente da Juventus, que continua a melhorar o plantel (talvez pensando mais no panorama europeu do que no nacional). Milan, Inter, Lazio, Roma e mesmo a Fiorentina surgem como as equipas com mais capacidade para os lugares europeus, com a Fiorentina a garantir Gomez, Ilicic e Joaquin (apesar da perda de Jovetic), a Roma a garantir Benatia e Strootman (apesar da perda de Marquinhos) e o Milan conseguiu resgatar Andrea Poli.
LIGA FRANCESA
Em França o dinheiro é cada vez mais a maior arma. O Monaco tenta fazer um regresso em grande ao principal escalão, contratando Ricardo Carvalho, Moutinho, James e Falcao. Ainda assim, o PSG parece querer mandar por muito tempo em França e contratou Marquinhos, Digne e Cavani, acrescentando à constelação de estrelas que vai passeando pelo Parc des Princes. Lyon e Marselha são sempre equipas a ter em conta mas parecem fora desta luta.
2 comentário(s):
premier este ano desperta mesmo muita curiosidade, a bundaliga acho que vai ser do dort ao contrario do que se pensa mas é uma mera suposição
30 de julho de 2013 às 02:31Sim, a premier na Benfica tv será mto interessante de seguir... só na benfica tv..
30 de julho de 2013 às 13:00Enviar um comentário