Porto e Benfica numa luta cada vez mais épica
Futebol Clube do Porto e Sport Lisboa e Benfica. Dois dos maiores colossos futebolísticos portugueses desde os primórdios do futebol em terras lusas. Dois clubes que estão a ser protagonistas de uma luta pelo título de campeão nacional 2012/2013 que está ao rubro e que só promete ganhar interesse nesta recta final do campeonato.
A eliminação portista da Liga dos Campeões, ainda ontem, veio mudar muita coisa. Aqueles que viram o jogo contra o Málaga certamente notaram uma equipa muito cansada, longe do fulgor de alguns meses passados. Isto porque os jogos nas pernas são muitos e jogar a meio da semana e depois ao fim-de-semana não ajudar muito aos índices físicos de uma equipa com um plantel limitado como é o portista. Aliás, isso promete ser decisivo. É um facto que, nas duas equipas, para além dos habituais 11 titulares a qualidade não abunda. Existem alguns jogadores de qualidade mas raros são aqueles que podem ser comparados com os habituais eleitos. Certamente que isso se vai fazer sentir nesta recta final, visto que agora o Porto se pode concentrar no campeonato e o Benfica ainda está em prova na Liga Europa.
No entanto, a vantagem portista a nível interno pode desaparecer dependendo do jogo de hoje das águias frente ao Bordéus. Jorge Jesus deve rodar a equipa mas, mesmo assim, o plantel do Benfica está longe de ter a profundidade necessária para assegurar o futebol vertiginoso a que nos habituou em todas as frentes. Se jogar pelo seguro e a eliminação das competições europeias for o destino, o treinador e toda a equipa poderão ficar só concentrados no campeonato à semelhança dos seus rivais nortenhos. Mas isto também pode constituir um factor negativo pois a pressão será enorme e deverá acabar por revelar-se nos elementos mais jovens do plantel.
Atrevo-me a dizer que esta semana é decisiva. A continuidade dos clubes na Europa ou a sua eliminação a juntar a dois jogos complicados fora de casa pode ter uma enorme influência nas contas do título. O Benfica desloca-se ao tradicionalmente complicado campo do Guimarães enquanto que o Porto defronta o Marítimo nos Barreiros. Em caso de vitória de ambos, tudo fica igual e se o Benfica continuar na Europa a pressão e o desgaste mantém-se. Porém, o deslize de qualquer uma das formações pode mudar TUDO. Caso o Porto escorregue o Benfica vai aliviar um pouco da pressão e poderá até apostar mais um pouco na LE (caso não seja hoje eliminado). Caso sejam os da Luz a escorregar, o Porto vai pressionar mais ainda e a Europa benfiquista terá que passar obrigatoriamente para segundo plano, isto porque os encarnados ainda vão receber o Sporting e ainda se deslocam ao Dragão naquele que deverá ser o encontro mais decisivo da temporada desportiva de ambos os clubes.
Esta é uma luta emocionante recheada de factores e condicionantes e que promete emoção até ao fim. Os dois clubes estão, de facto, a proporcionar-nos um campeonato impróprio para cardíacos ... o vencedor só se conhecerá no fim !
Na sua opinião, quem é o favorito e quem será o campeão ?
0 comentário(s):
Enviar um comentário