Fernando Chalana: "O Pequeno Génio"
Fernando Albino Sousa Chalana, mais conhecido apenas como Fernando Chalana no mundo do futebol, em 10 de Fevereiro de 1959 nascia no Barreiro um menino que viria a ser um dos melhores jogadores portugueses de sempre, entre 1975 e 1984 envergou a camisola do "glorioso", voltando a envergá-la novamente entre 1988 e 1990, em 17 de Novembro de 1976 Chalana estreia-se pela seleção, tendo a sua última participação pela seleção sido em 12 de Novembro de 1988, honrou a camisola das Quinas tendo feito 29 jogos pela seleção, marcando 2 golos pela mesma, fazendo grandes exibições.
O seu pé esquerdo fica conhecido por todo o mundo no Europeu de 1984, em França. Depois disso, "O Pequeno Génio" assina pelo Bordeaux. O dinheiro da sua transferência permitiu ao Benfica concluir as obras do estádio com o término do 3º anel.
Chalana pertenceu à equipa do Futebol Clube Barreirense, escola de grandes jogadores da década de 1970 e princípios de 1980. Jogou ainda no Belenenses e no Estrela da Amadora, treinou o Oriental de Lisboa, as camadas jovens do Benfica. Sendo sempre campeão. Acabou a carreira em 1990.
Para os Benfiquistas o "pequeno" Chalana será sempre "Grande" e jamais esquecerão o seu pé esquerdo, bem como adeptos de outros clubes.
Carreira como treinador
Em 2002/2003, Chalana entra na equipa técnica do Sport Lisboa e Benfica como adjunto do "Professor" Jesualdo Ferreira, os maus resultados ditaram o despedimento de Jesualdo, em 2002. Como forma de transição, até encontrar um novo técnico, Chalana assumiu as rédeas por 1 jogo (Benfica 3-0 Braga), o cargo de Técnico principal do Glorioso, para além do fantástico resultado obtido na partida que dirigiu, também teve como mérito, de apostar no jogador Miguel como lateral direito. Chalana voltou ao cargo de adjunto do Sport Lisboa e Benfica novamente na época 2006/2007, entrando como adjunto de Fernando Santos. Em 2008 regressa ao cargo de treinador principal, logo depois de José Camacho demitir-se do clube Lisboeta, Chalana acabou a primeira metade da época em 4º lugar. Ainda em Maio de 2008 volta novamente ao cargo de adjunto, desta vez adjunto de Quique Flores.
0 comentário(s):
Enviar um comentário