Páginas

quarta-feira, 6 de março de 2013

Crónica DP - Parte II :10 Talentos Subvalorizados a nivel europeu

O inglês Baines é um dos maiores casos de subvalorização do futebol atual
 Depois de uma primeira parte que pode ler aqui, damos continuação( e finalizamos) com a segunda parte da nossa crónica com mais 5 jogadores subvalorizados a nivel europeu, seja por serem esquecidos pelo adepto de futebol e não devidamente reconhecidos tendo em conta o seu valor, ou por verem o seu trabalho em campo ser desvalorizado de forma pouco justa. 
 Além dos casos apresentados (que são apenas alguns exemplos) pode ler ainda os casos de Marchisio clicando aqui, ou de Dzeko e Chicharito clicando aqui. 

   Passamos então a apresentar a segunda parte da nossa lista.
  

   Henrikh Mkhitaryan - Começou como um médio defensivo que subia no terreno a distribuir jogo, chegado à Ucrânia Henrikh subiu no terreno apresentando-se como um criativo goleador que muito devido ao sistema e processos de jogo do Shakhtar aparece bastante em zonas de finalização sendo até agora o homem-golo em Donestk e na Liga da Ucrânia. Melhor jogador do Shakhtar Donetsk em 2011/2012 e atual melhor marcador da liga ucraniana em 2012/2013, Mkhitaryan adiciona à capacidade goleadora as suas grandes exibições, tendo feito excelentes jogos na atual edição da Liga dos Campeões. As boas exibições não são de agora, já vêm do futebol armeniano com continuação no Metalurh de Donetsk, onde encheu o olho aos dirigentes do Shakhtar que prontamente pagaram 7 milhões de euros pelo seu passe. Apôs uma primeira época mais timida devido à concorrência, Henrikh teve a sua segunda época como a confirmação e a terceira(e atual) como a da explosão - muito futebol nos pés do armeniano!
Tendo já sido comparado a Kaká na forma de jogar, Henrik demonstra ser um jogador rápido aliando o dominio de bola, a qualidade de passe, de remate, a visão de jogo e acima de tudo os dotes de goleador, sendo provavelmente o melhor jogador da formação ucraniana mas sem o nome de Willian ou Luiz adriano.
No entanto aos 24 anos o mundo vai descobrindo a sua existência e os 'tubarões' também...  embora ainda pouco cotado para a qualidade que apresenta.

                

 

 Keisuke Honda - Honda é um daqueles casos que nos leva realmente a pensar, vendo a sua qualidade de jogo, se não poderia ter chegado ainda mais longe caso tivesse passado por outros clubes, em outros campeonatos.  A caminho dos 27 anos - aniversariante em junho - Honda conheceu até agora apenas 3 clubes na sua carreira, Nagoya Grampus no Japão, Vitesse na Holanda e finalmente o atual clube, CSKA de Moscovo onde mora há cerca de 3 anos. Todos os anos, em todos os mercados de transferência, existe sempre algum rumor acerca da sua transferência para um clube dos principais campeonatos, deixando assim o clube russo, o que até agora acabou por nunca acontecer. Estrela no CSKA e estrela na seleção nipônica, no entanto longe dos grandes holofotes europeus. Com uma qualidade de passe, visão de jogo e qualidade técnica ao nivel do topo(a nivel de passe o japonês é certamente de nivel mundial), Honda aparece como um distribuidor de jogo a espalhar classe e apoio direto a quem joga perto de si. Descobre linhas de passe e concretiza o passe como poucos, possui uma eximia qualidade de remate, não sendo apenas no passe que coloca a bola como quer e onde quer. Aparecendo bem em zonas de finalização, tomando a iniciativa de finalizar as suas jogadas ou atirando um 'estilhaço' do meio da rua bem preciso e fora de alcançe das luvas do guarda-redes, Keisuke aparece sempre na lista dos melhores marcadores da equipa. Honda brilha em zonas centrais atuando como médio ofensivo podendo jogar como segundo avançado.

Um talento em forma de Imperador Nipônico em solo russo ainda a tempo de algo mais na carreira e devido reconhecimento?




   

   Dante -  A defesa do Bayern edição 2012/2013 não está forte, está muito forte. Prova disso são os muito pouco golos sofridos na Bundesliga - 8 golos em 24 jogos, quando a segunda defesa menos batida da liga leva 23 golos sofridos (SC Freiburg) - sendo a defesa dos alemães em grande parte responsável pela excelente época do Bayern, uma equipa com uma defensiva compacta e quase intransponivel a dar liberdade e confiança a uma ofensiva demolidora. Passando aos nomes, encontramos o do pouco conhecido Dante, de 29 anos, o jogador com mais minutos no Bayern na atual temporada, um dos grandes pêndulos dos atuais lideres do campeonato alemão.
Deixou o Brasil em 2003 com cerca de 19 anos para rumar ao Lille onde acabou por ser pouco utilizado e com isso mudar-se para a Bélgica, primeiro o Sporting Charleroi e depois o Standard Liége onde foi campeão belga em 2007/2008. Ainda em 2008 Dante chegou à Alemanha para representar o Borussia Mönchengladbach e com excelentes exibições acabou por ser um dos reforços do Bayern para a atual temporada.
Dante chegou viu e agarrou um lugar no onze, sendo indiscutivelmente titular e o jogador mais utilizado de todo o plantel numa época onde a equipa se apresenta fortissima a nivel defensivo. Muito por culpa de Dante, que se revela um central de raça, forte nos duelos do um para um, excelente no desarme e com uma grande capacidade de liderança. Sendo uma mais valia nas alturas, seja a defender seja a atacar. 
Não se pode dizer que Dante seja verdadeiramente subvalorizado, mas que em parte não vê o seu mérito reconhecido de forma afincada quando se pode dizer que é dos centrais em melhor forma a nivel mundial.



  

   Hulk - Para os portugueses; que conhecem bem Hulk, provavelmente até lhes passa ao lado, mas o brasileiro Givanildo é um grande caso de subvalorização no desporto rei, um dos grandes.
A começar pelo Brasil, onde teve poucas oportunidades (e nem sempre na sua atual posição), com pouca sorte e tempo de jogo, o brasileiro  foi tentar a sua sorte no Japão. Num primeiro ano no Kawasaki Frontale teve igualmente pouco tempo de jogo, aquele que ainda era um 'verdinho' (literalmente) Hulk, acabando emprestado para a segunda divisão onde seria o segundo melhor marcador com 25 golos. No ano seguinte, em 2007, chegava por empréstimo ao Tokyo Verdy onde viria a encontrar a luz azul ao fundo do túnel para lhe encaminhar o caminho do sucesso num campeonato de outra exigência. E para isso muito contribuiram os 37 golos que apontou pelo Tokyo. No inicio da segunda época foi resgatado pelo FC Porto. 
Em Portugal como bem sabemos Hulk chegou e brilhou, mas para o mundo exterior ao português Hulk era um desconhecido e se saltarmos até aos jogos olimpicos de Londres onde Hulk esteve presente, mas contudo contestado pelos brasileiros(onde até demonstrou um rendimento superior ao de Neymar, por exemplo), temos um exemplo. De resto Hulk nunca foi muito popular no Brasil; não tendo a fama de alguns jogadores bem populares na canarinha, mas tendo o proveito, que é como quem diz que Hulk é dos melhores brasileiros a atuar na Europa pelo futebol jogado mas não dos melhores pelo reconhecimento ou mediatismo.
Atualmente no Zenit, sem nunca ter conseguido jogar num dos principais campeonatos europeus Hulk continua a ser o jogador que se conhece depois de um periodo de adaptação. O brasileiro dispensa apresentações. Aumenta o perigo da equipa pela qual jogar para duas vezes mais apenas pela sua presença, tendo inclusive sido em parte grande responsável pela eliminação do Liverpool na atual edição da Liga Europa tendo apontando dois grandes golos no conjunto das duas mãos.
Atualmente é dificil prever que Hulk ainda venha a ter um reconhecimento condizente com o seu real valor e mais dificil ainda prever que venha a ser um jogador realmente reconhecido no Brasil(e não só), mas a qualidade de Hulk perdura e a sua carreira continua no Zenit deixando as portas abertas para o futuro.

 



  

   Leighton Baines -  Numa posição algo carenciada no futebol de hoje atua um dos maiores pontos de desequilibrio do Everton (sexto classificado da Premier League), Leighton Baines, lateral esquerdo inglês de 28 anos. Se formos pelo jogo jogado em si sem considerar os titulos, Baines é dos melhores defesas esquerdos do mundo e o melhor a atuar em Inglaterra, mas claro, num plano que analisa apenas a qualidade do jogador, não está em causa as suas presenças na Liga dos Campeões, a sua titularidade ou não na seleção, os titulos conquistados pelo clube ou o estatuto e reconhecimento que possui. Está em causa o futebol que pratica, o que infelizmente nem sempre é suficiente para se considerar um jogador, como o melhor na sua posição. Em Inglaterra Baines começou a carreira a nivel profissional no Wigan Athletic e em 2007 assinou pelo Everton onde atua até hoje.
Baines é um jogador ao estilo dos anos 70 e multiplica o valor da equipa com a sua presença, jogadas e talento. Em todo o mundo é dificil de encontrar, além de Baines, um lateral esquerdo com tanto poder de desequilibrio e importância numa equipa. A sua participação em campo é crucial e um ponto chave, e as suas jogadas indispensáveis para o coração do Everton bombear. 
O inglês possui um pé esquerdo precioso e uma excelente colocação de remate sendo um jogador fortissimo nas bolas paradas e todas as épocas dos mais ativos na parte das assistências, além de fazer sempre um bom número de golos. 
Apesar de todo o talento e das grandes épocas que tem feito, Baines é meio marginal aos olhos de quem manda - Na era Fabio Capello até Wayne Brigde estava à frente do lateral do Everton na Seleção inglesa, sendo este para o italiano a quarta escolha.
Leighton aparece então como um dos maiores exemplos do que é ser subvalorizado, no entanto o inglês tem um grande número de admiradores e pelo menos em Inglaterra, uma grande parte sabe o que o lateral vale. Resta saber se aos 28 anos ainda vai a tempo de um reconhecimento condizente ao seu valor.

   

Infelizmente no mundo do futebol conta bastante o estatuto de um jogador e a publicidade que lhe é feita para que a sua carreira seja de grandes sucessos. Começando por ser pouco reconhecido e algo esquecido numa fase, a probabilidade de vir ser mais ainda, é alta. Nos dias de hoje além da publicidade, conta muito a camisola que se veste e os média têm também um papel importante a levar um jogador de futebol ao pedestal. Mas além desses factores, a quantidade de grandes jogadores no mundo do futebol é(felizmente) bem maior do que parece, maior do que a quantidade de grandes jogadores com nome, ou algum nome, no mundo do futebol. Os esquecidos ou desvalorizados - os subvalorizados - também têm muita qualidade e também podem ter um grande papel nas grandes equipas.

11 comentário(s):

Skasi disse...

Grande artigo dp, parabens :)

6 de março de 2013 às 14:48
GreatBlue disse...

Não acho que sejam subvalorizados porque todos eles conseguirem bons resultados e atingiram bons níveis de rendimento pelos seus clubes. Uns conquistaram títulos e outros nem tanto. Podiam perfeitamente estaram ligados a grandes equipas, mas temos que ver que essas equipas têm planteis com grandes jogadores, logo não podem jogar todos.
Acho que todos reconhecem valor a estes jogadores e nos casos de Hulk, Mkhitaryan e Honda, foram ou são jogadores muito importantes e determinantes nas suas equipas. Como são jogadores importantes é normal que as suas equipas pensem duas vezes antes de os vender, e por vezes os jogadores perdem o seu 'momento' e perdem algum do entusiamo que os envolve. Mas é-lhes reconhecido valor e são sempre jogadores a temer.
O Dantes é daqueles casos em que o jogador aparece tarde. A qualidade estava lá mas o seu momento ainda não tinha chegado.
O Baines tenho de concordar, porque é realmente ume excelente lateral esquerdo. Importante no Everton e internacional inglês, já merece 'voos maiores' à bastante tempo.

Continua com estes artigos ;)

6 de março de 2013 às 23:23
Drama disse...

Gostei dos nomes escolhidos mas acho que há casos mais flagrantes como o Nocerino, o Tino Costa ou o Toulalan por exemplo. No entanto o Baines foi muito bem lembrado !
Bom post

7 de março de 2013 às 10:47
Anónimo disse...

"Não acho que sejam subvalorizados porque todos eles conseguirem bons resultados e atingiram bons níveis de rendimento pelos seus clubes." e o que isso tem a ver com ser subvalorizado ??

7 de março de 2013 às 12:00
Anónimo disse...

Também acho que existem casos mais flagrantes do que alguns referidos no artigo mas não deixa de ser um grande post, um tema pertinente e algo bem elaborado. parabéns ao blog e boa continuação

7 de março de 2013 às 12:03
Jotas disse...

Há de facto, muito talento subvalorizado por essa Europa fora. Dos casos mais flagrantes acima falados, penso que apenas o Tino Costa se poderia incluir nesta lista. Quanto ao artigo em si, penso que Baines é mesmo o mais subvalorizado, com Dante e Mkhitaryan a seguir. Excelente artigo!

7 de março de 2013 às 13:12
Miguel disse...

Acho que depois depende dos pontos de vista mas eu não concordo de todo com o Honda e o Hulk nesta lista.

Os outros 3 sem duvida mas o Honda e o Hulk penso que são jogadores a quem todos reconhecem valor, simplesmente não estão em campeonatos que lhes permitam estar mais vezes nas bocas do mundo. O Hulk estava no FCP e todos os grandes clubes sabiam dele e do seu valor, simplesmente acabou por não ssurgir a oportunidade de ir para um desses clubes mas sim para o Zenit.

O Honda também todos conhecem e reconhecem a sua qualidade e inclusive surgem sempre clubes interessados mas acredito que o CSKA faça de tudo para impedir a sua saida!

Dante, Mkitharyan(este conheci agora na Liga dos Campeões) e Dante concordo plenamente, são subvalorizados valem mais do que se pensa

7 de março de 2013 às 13:49
Miguel disse...

*Dante, Mkitharyan e Baines

7 de março de 2013 às 13:50
Miguel disse...

E quem diz Honda, diz Doumbia, também do CSKA

7 de março de 2013 às 13:53
skasi disse...

no caso do honda, o artigo evoca que o jogador e ainda melhor do q o q se pensa, "nivel top", passe ao nivel dos melhores do futebol atual e n se reconhece isso ao honda penso eu mesmo se reconhecem q e um bom jogador. ha q saber interpretar, mts jogadores a quem reconhecemos valor n quer dizer q nao sejam subvalorizados de certa forma ou por uma grande parte

7 de março de 2013 às 15:31
Anónimo disse...

o trémoulinas também cabia aqui.

8 de março de 2013 às 14:47

Enviar um comentário

 
DUPLO PIVOT | by TNB ©2010