Entrevista a Clayton
Clayton e Pena num treino do Serrano, Pena entretanto deixou o futebol. |
Em terras lusas jogou pelo Santa Clara, FC Porto, Sporting, Vitória de Guimarães e Penafiel.
O telefone toca do outro lado do Atlântico, e ouve-se um simpático «Oi, é de Portugal?! Que saudades de Portugal!»
Apanhado antes de um treino, pois aos 37 anos ainda se pode ser o craque da equipa, Clayton embrenha-se na conversa e fala de tudo. Começamos pela sua estadia em Portugal, onde sem surpresas Clayton assume que os melhores anos da sua carreira foram vividos de Dragão ao peito, e também que Mourinho foi o melhor treinador com que trabalhou. «Ele chegou para substituir o Octávio Machado, acho que imediatamente me identifiquei com ele, ele vinha para ser campeão, e quando a gente sente isso vindo dum treinador, a gente dá o dobro», atira com uma voz sorridente. A alegria sente-se na voz quando fala da vitoria frente ao Celtic em Sevilha com Mourinho aos comandos da equipa «Sabe, foi a minha maior alegria na carreira, foi um dia de sonho, ainda hoje me emociono quando vejo o jogo; é incrível saber que fiz parte da historia de um time como o Porto» .
Clayton segura a Taça UEFA conquistada ante o Celtic. |
Questionado sobre a actual classificação do campeonato nacional, Clayton atira sem hesitação: «O Porto vai ganhar, está melhor e os jogadores estão com muita vontade, viu aqueles dois golos no finalzinho do jogo em Braga? É assim que se demonstra que se quer vencer, não baixando os braços. Mas o time do Benfica, vai dar luta, deu sempre muita luta, pena o Sporting, não merece o que lhe tem acontecido, é muito mau, pelo que eu conheço do clube - (note que Clayton jogou pelo Sporting CP) - os adeptos vão dar muita força, e eles vão sair do fundo para voltar para os títulos, o Sporting briga pelo titulo sempre.»
![]() |
Clayton no Sporting CP. |
Quando confrontado com um dos temas da actualidade no Brasil, a possível contratação de Scolari, Clayton diz que compreende a escolha e que o «Felipão», vai conseguir mobilizar o Brasil inteiro. Clayton lembrou-se das bandeiras que ele viu penduradas por todo o Portugal no Euro 2004 «Talvez aqui também seja assim - (bandeiras nas janelas; carros; etc) - Sabe, aqui todos queremos mais uma copa, ainda para mais a "nossa" copa.»
Clayton no Serrano. |
A curiosidade bateu forte, qual o melhor jogador do plantel do Porto neste momento Clayton responde rápido «Não sei, são tantos! Tem o Danilo, Alex Sandro, o Maicon, também tem o Lucho e o James e o novo atacante o Jackson, e ainda falta o Moutinho e o Otamendi, acho que a equipa está muito mais forte do que aquela de 2003, quando ganhamos a Copa UEFA. Sabe acho que o Porto vai longe na Copa dos Campeões este ano, tem muito bons jogadores, só não quero que jogue contra o Real, aí o Mourinho vai cobrar (risos)»
Despede-se com um sorriso, rumo a mais um treino para manter a forma mas antes deixa no ar a possibilidade de um dia voltar a Portugal como treinador - «No futuro vou tentar tirar o curso, quem sabe volte para treinar um bom time».
7 comentário(s):
Parabéns Duplo Pivot
29 de novembro de 2012 às 11:19É deveras frustrante ninguém se limitar a postar um comentário a uma notícia desta envergadura
TheCs1
Muito boa entrevista, parabens Nunes!
29 de novembro de 2012 às 12:49Parabens pela entrvista ;)
29 de novembro de 2012 às 13:31Espero por mais !
Nice :D
29 de novembro de 2012 às 16:02Continuem, estão lá
GoulartSempre
Entrevista muito bem feita parabens Nunes.
29 de novembro de 2012 às 17:45Minha nossa, já fazem entrevistas e tal.. muito bom mesmo.
29 de novembro de 2012 às 21:15Grande blog, continuem o bom trabalho ;)
Jay-Jay_Okocha
Muito interessante Parabéns
3 de dezembro de 2012 às 01:59Enviar um comentário