ALL BLACKS - O orgulho de um povo
Não sendo um desporto muito seguido ou praticado em Portugal, o rugby traz-nos seguramente, pelo menos uma equipa de que já todos ouviram falar - Os All Blacks - seleção principal de rugby da Nova Zelândia.O rugby chegou à Nova Zelândia pelas mãos de Charles Monro, em 1860. Monroe havia jogado rugby em Christ College em Inglaterra e levou-o consigo para a antiga colónia Británica. O primeiro jogo oficial foi em 1870 e opôs o Nelson Club ao Nelson College. O primeiro jogo da seleção foi contra a união do sul da Austrália, em 1882.
A primeira vez em que a selecção fez um tour fora do país, foi na Austrália em 1884,sendo na altura a sua camisola azul escura, com o símbolo em dourado. Quando a confederação neozelandesa foi fundada, em 1893, ficou estipulado que usariam um equipamento totalmente preto. Mas somente em 1901 os All Blacks adotaram a atual versão, hoje em dia considerado o equipamento de rugby mais conhecido do mundo.
Mas de onde surge a cor e o nome ALL BLACKS?
Este apelido surge de forma algo caricata, já que é baseado num artigo britânico que se referia ao jogo de ataque da equipa com forte acento no jogo à mão como all backs ( backs são normalmente os jogadores que jogam nas posições atrás do pack avançado e que melhor jogam à mão numa equipa de rugby). Essa expressão foi mal interpretada e deu origem a All Blacks, que se tornou assim responsável pelo equipamento que hoje a seleção usa.
No entanto, há algo que torna os All Blacks ainda mais mediáticos que a alcunha ou o equipamento todo preto - O HAKA!
Haka é o nome genérico dado à dança dos Maoris, o povo que ocupava as ilhas neozelandesas quando os ingleses chegaram. Para os Maoris, a dança complexa do Haka é uma expressão da paixão, vigor e identidade da raça, de certa forma, a boa performance ajuda a manter a reputação tribal.
Tendo os Maori forte presença na seleção do seu país, os jogadores dos All Blacks não fogem à regra e antes de qualquer
jogo, desde o início do século passado, fazem a dança do Haka perante os seus adversários. O estádio fica em silêncio sempre que os All Blacks entram em campo à espera deste momento. Nesse ritual é fácil observar nos rostos e gestos dos neozelandeses a expressão da
paixão invocada, do espírito de guerreiro que o Haka incorpora em quem o
pratica. E assim os All Blacks tornaram-se
uma equipa temida e vencedora no mundo do rugby. Existem diversas versões do Haka, mas a mais clássica delas é a “Ka mate”,
cuja origem data de 1810, quando o chefe tribal Te Rauparaha,
perseguido por inimigos, milagrosamente escapou, escondendo-se na saia de uma
mulher. Ao sair, estava um homem à sua espera, mas era um chefe amigo, e ao ver
isso, Te Rauparaha compôs o Haka, celebrando a vitória da vida sobre a morte, o
que serve de inspiração para os All-Blacks.
Muitos jogadores fabulosos passaram pela seleção do hemisfério sul e, mesmo com a sua federação só aceitando nas suas fileiras jogadores que joguem no próprio país, os All Blacks desde sempre foram das mais fortes seleções mundiais sendo duas vezes campeões do mundo(detendo o título atualmente), recordistas de vitórias do mais famoso torneio inter-nações do mundo - Tri Nations - e atuais líderes do ranking mundial da Federação
Internacional de Rugby.
De todos os grandes jogadores que passaram pelos All Blacks, talvez o mais famoso continue a ser Jonah Lomu - A primeira super-estrela do rugby mundial e responsável quase sozinho pela divulgação pelas massas deste desporto.
Se os virem na televisão, parem um bocadinho e observem... Não é difícil ficar fã!
3 comentário(s):
Boa iniciativa abordarem outros desportos
24 de outubro de 2012 às 19:03Grande artigo que descobri aqui. Podiam ter mais artigos sobre o desporto.
8 de fevereiro de 2013 às 18:47Brаvο for httр://ωωw.
8 de abril de 2013 às 04:47blogger.com, I found by searching foг " tee" intо Google, if
you wаnt tо know all my neωs, that is : http://ωww.
nabila-allo.com/
. A video as a gіft waiting foг you on the homepage .
Sеe you soon . u003с3 Gidget
Enviar um comentário