Funes Mori
Dele se diz que foi alvo de chacota por parte da blogosfera Hincha do River, mas já todos sabemos como funcionam os adeptos- Os mesmos que gritam por Cardozo agora, mostraram-lhe lenços brancos em tempos idos.
Quanto a Funes pode-se dizer que nasceu dotado. Alto, possante, veloz, sem medo de ir ao choque, disputa sempre as bolas difíceis e sabe segurar a bola em protecção. É rápido, daí jogar alguns jogos fora do corredor central e com poder de impulsão como não se vê em Portugal desde a partida de falcao.
Parece algo trapalhão, por vezes, sobretudo na recepção, mas tem qualidade em progressão. Sabe jogar com os colegas, passa bem, tem técnica de remate, tem capacidade aérea, boa técnica de cabeceamento e trabalha bem os lances.
Percebe o jogo e tem uma cultura acima da média. Com bom poder posicional, procura sempre boas opções, sabe jogar entre-linhas e em combinações directas.
Em termos psicológicos parece claramente condicionado em muitos momentos. Poucas vezes arrisca uma situação de 1x1 quando tem qualidade para sair vencedor e em situações vantajosas, por isso não tem muito tempo a bola nos pés e procura sempre uma opção próxima. Mas é inteligente ao fazê-lo, passa e procura receber em zonas que lhe permitam progredir.
No River, como nem sempre jogava como avançado posicional, andava longe da área, o que o retirava do seu habitat natural, embora demonstrasse qualidade a jogar numa posição mais recuada ou mais lateral. Finaliza muito de bem de cabeça, tem qualidade de movimentação dentro da área, mas falta-lhe maior frieza e serenidade a finalizar, o que surge, muitas vezes, nos avançados, só a partir de uma certa idade, ou em outros casos, só através de confiança e ao atingir determinado estatuto.
Fazendo o upgrade para o Benfica, Funes Mori vem para jogar como elemento mais posicional ou no apoio a outro jogador mais fixo. Pode jogar pelo centro ou pela ala (mas sempre como avançado), até entre-linhas, acaba por ser um jogador completo em termos daquilo que é a margem que tem para ser potenciado em determinada função.
Tem qualidade e está longe de ser o jogador que os adeptos on-line do River pintam dele, mas não se espere que seja jogador para fazer esquecer Óscar Cardozo de imediato. Pode ser uma opção válida e com futuro mais sorridente que o tacuara, mas parece um produto ainda inacabado de jogador que ganhando tranquilidade, estatuto e serenidade em muitas das suas decisões, pode constituir uma boa surpresa (face às expectativas) de um Benfica que não está, neste momento, numa fase positiva para dar confiança a este tipo de atletas.
Em suma, Funes está muito mais próximo de Falcao que de Cardozo e por isso de um 4 3 3 que de um 4 4 2. Assim o saiba aproveitar o seu treinador.
4 comentário(s):
Bom artigo sir Red! Funes Mori será craque ou flop?
20 de agosto de 2013 às 19:19ui, acho que ja sabemos quem é o agente do funes mori :D
20 de agosto de 2013 às 23:18agora a serio, espero que nao seja tao flop como aquilo que vem rotulado pela propria equipa de onde veio
Iremos ver um Funes Mori craque ou flop? Quando veio para o Benfica, o Funes Mori foi rotulado de flop pela equipa do River Plate.
20 de agosto de 2013 às 23:32Será Funes Mori craque ou flop? O jogador veio para o Benfica rotulado de flop pela equipa do River Plate.
20 de agosto de 2013 às 23:32Enviar um comentário