Helton: o eterno capitão
Guarda-redes titular do FC Porto à anos sem conta, capitão mais outros tantos, figura do campeonato deste ano. Para alguns pode ser estranho a parte de ele ser a figura do campeonato. Então, eu explico.
Podemos dizer que este é sem dúvida um líder nato. Até pode não ter a braçadeira de capitão mas o verdadeiro capitão portista. Um jogador não faz uma equipa, mas, neste caso, Helton simboliza toda a mística do FC Porto. Passou todas as fases do FC Porto, todas as crises e sempre sobreviveu a todas as críticas e pressões, principalmente derivados àqueles dribles "suicidas" que muitas vezes faz e irritam os adversários. É disso que eu vou sentir saudades quando este verdadeiro capitão sem o ser, finalmente decidir deixar o clube da sua vida. Vou sentir saudades daquela "loucura", daquelas defesas magníficas e até do modo como ele respondia a um "frango" com uma grande defesa e são poucas as vezes que o vi claudicar nos momentos decisivos.
É por essas grandes defesas em momentos decisivos que o escolho como figura do campeonato. Havia um treinador que dizia "os ataques ganham jogos, as defesas ganham campeonatos". Isto aplica-se totalmente nesta situação. Senão reparem: Jackson Martinez, melhor marcador do campeonato, deu tantos golos ao clube e fez o seu máximo. Ok, grande jogador. Mas que momentos marcam os clássicos, tanto na Luz como no Dragão, deste campeonato? As defesas do Helton. Para quem ainda não reparou pode ser estranho. Mas notem: Estádio da Luz, 13/01/2013, 2-2 no marcador. Cardozo isolado contra Helton. Cardozo remata e a bola vai ao poste. Depois da repetição toda a gente viu que afinal quem desviou a bola fora Helton com uma grande defesa. Se não tivesse defendido aquela bola neste momento podíamos estar a ver o Benfica campeão. O mesmo se aplica na segunda volta. Estádio do Dragão, 11/05/2013, 1-1 no marcador. Livre para Cardozo. Cardozo bate por baixo da barreira, bola colocada mesmo junto ao poste e... Helton estira-se e vai buscar a bola com uma grande defesa. Minutos depois, Kelvin estava a marcar o golo que dava a vitória e liderança ao FC Porto. Mas, mais uma vez, se não fosse Helton os portistas não estariam a festejar o tricampeonato.
Acabo este texto fazendo votos para que Helton acabe em beleza com mais títulos visto que parece que esta será a sua última época no clube da invicta. Estamos sempre contigo capitão!
0 comentário(s):
Enviar um comentário