Um pé esquerdo esquecido
Em Valência mora um jogador que parece algo esquecido pelos adeptos no geral. Não é veloz, está longe de ser um driblador exuberante e nem sequer é um goleador. Não, nada disso. Este jogador faz do seu pé esquerdo a engrenagem da sua equipa, utiliza-o como batuta para uma sinfonia de passes dirigidos quase que com um controlo remoto. A orquestra nunca funcionaria sem maestro e Soldado nunca faria tantos golos sem este General no meio-campo.
Falo de Alberto Costa, mais conhecido para os adeptos como Tino Costa, um jogador que acabou por explodir tarde mas que, ainda assim, foi a tempo de mostrar o perfume do seu futebol nos mais altos palcos europeus.
De resto, a sua carreira começou num lugar improvável para um jogador de topo. O argentino deu os primeiros passos no modesto Racing Club da liga nacional do país de Guadalupe. Pouco tempo depois acabou por rumar a França onde andou pelas divisões inferiores até que o Montpellier o descobriu e trouxe para a ribalta. Lá deu nas vistas o suficiente para que o Valência adquirisse o seu passe e é no clube espanhol que Tino mais tem dado nas vistas.
Os seus passes são teleguiados, os seus remates são fortes e colocados e todo o seu futebol individual é pensado para gerar um melhor futebol colectivo. É um jogador que tem no seu pé esquerdo um canhão pronto a afundar a bola nas balizas adversárias ou então de deixar um colega em posição ideal para o fazer. O futebol valenciano seria certamente diferente sem a inteligência e qualidade deste centrocampista.
Quem sabe se a sua descoberta tivesse sido mais rápida nós não estaríamos na presença do próximo grande médio argentino. Por enquanto, o jogador de 28 anos vai transpirando qualidade nos relvados espanhóis, certamente ansiando por mais títulos, glórias e reconhecimento. O seu pé esquerdo fala por si ...
10 comentário(s):
Um jogador tremendamente subvalorizado. E há tanta equipa melhor que o Valencia com médios de qualidade consideravelmente inferior.
19 de março de 2013 às 00:17Excelente artigo, bem lembrado!
sera que poderiam fazer um post sobre jogadores como os eternos giggs e zanetti? obrigado!
19 de março de 2013 às 00:51Teremos a sua sugestão em consideração. Obrigado.
19 de março de 2013 às 01:01O Zanetti é um jogador que aprecio muito e terei todo o gosto em fazê-lo ! Obrigado pelas sugestões
19 de março de 2013 às 01:07O Tino Costa tinha de facto lugar em alguns dos melhores clubes do Mundo, mas pela sua idade e por ter sido descoberto acho que o Valência deverá ser o seu voo mais alto.
19 de março de 2013 às 01:08Muito obrigado pelo apreço e pelo feedback !
obrigado! acham que o zanetti e o giggs ainda fazem mais quantas epocas?
19 de março de 2013 às 01:29continuem o bom trabalho!
e ja agora o totti! um post sobre os 3 se nao for pedir muito :p
19 de março de 2013 às 01:31O Giggs renovou, por isso pelo menos mais uma ainda joga. O Zanetti é capaz de se reformar no final da próxima, acho que nenhum dos dois irá além de 2014. Farei o do Totti também, mas penso que por serem figuras tão importantes merecem um post individual cada.
19 de março de 2013 às 02:17Muito obrigado já agora pelo apreço, é muito bom saber que o trabalho que temos tido é valorizado
Inspiring story there. What happened after? Take care!
12 de maio de 2013 às 17:14Here is my web-site: licenses
Thank you for the good writeup. It in reality used to be a enjoyment account
13 de maio de 2013 às 15:35it. Glance advanced to far brought agreeable from you!
However, how could we keep up a correspondence?
Here is my blog: willits
Enviar um comentário