Acesso aos quartos-de-final: parte I
Altura de decisões na Liga dos Campeões, com a 2ª mão dos oitavos-de-final a ter início nesta terça-feira. O Manchester United-Real Madrid é o jogo mais aguardado, mas também há lugar para um Borussia Dortmund-Shakhtar Donetsk. Leia a antevisão e fique a par de toda a Liga dos Campeões na nossa página dedicada à competição.
O regresso de Ronaldo
CR7 é adversário em Old Trafford pela primeira vez |
Quanto ao jogo de hoje, é aguardado também com grande expectativa o reencontro entre sir Alex Ferguson e José Mourinho. O técnico escocês acredita num jogo memorável: "
Não há nada maior do que este jogo: Dois grandes clubes, duas grandes histórias, estão reunidas as condições para ser um jogo maravilhoso e não acho que vá desapontar", acrescentando ainda que o maior perigo do Real Madrid vem mesmo de Ronaldo: "A minha maior preocupação é Ronaldo transformar-se. Ele vai causar-nos problemas o jogo todo, pelo que temos de os limitar ao máximo e reduzi-los, da melhor forma possível. A experiência de Rafael contra ele acumulada no jogo em Madrid pode ajudá-lo, pois vai ter de passar por tudo novamente. Não podemos temer o que o Ronaldo é capaz de nos fazer, assim como temos de esquecer o que somos capazes de fazer a nós mesmos."
José Mourinho concorda com Alex Ferguson na apreciação à partida, catalogando-a como uma final antecipada: "
O mundo vai parar para ver este jogo, um jogo do género de uma final. Seja qual for a equipa a chegar até Wembley não imagino que a ansiedade seja maior do que a de amanhã. Se perder não vou chorar e se ganhar também não vou correr 100 metros para festejar, mas as sensações serão as mesmas." Mourinho falou também de Ronaldo, compreendendo a preocupação que tem sido dada ao português neste confronto: "Tanto quanto eu sei, ele [Ronaldo], parece-me bem. É agradável que Alex Ferguson tenha falado de forma tão honesta sobre o Ronaldo, pois qualquer elogio que receba dele e dos adeptos são mais do que merecidos. Eu estava cá durante os melhores anos dele na Premier League, pelo que sei muito bem o que ele fez no United e o impacto que teve."
O Real Madrid parte assim embalado pelas vitórias recentes sobre o Barcelona mas em desvantagem, frente a um Manchester United que vai passeando no campeonato. Do lado inglês, Phil Jones e Paul Scholes são baixas confirmadas por lesão. Do lado espanhol, Iker Casillas é o único ausente. De resto, Mourinho convocou todo o plantel para a viagem a Manchester. Será assim um confronto intenso, com duas das melhores equipas europeias, onde o resultado é incerto (com o Real a ser obrigado a marcar) mas onde o espetáculo está garantido.
ESTATÍSTICAS Dos JOGADORES-CHAVE
Dortmund em vantagem na receção ao Shakhtar
Lewandowski fez o primeiro golo do Borussia no emapte em Donetsk (2-2) |
O treinador do Borussia, Jurgen Klopp, acredita que a eliminatória ainda não está decidida, afirmando que os erros irão acontecer e que são normais no futebol: "Será um jogo difícil para ambas as equipas. Na primeira mão, vimos que ambas as equipas chegaram até aqui com mérito e que têm uma grande qualidade. A primeira mão não decidiu coisa alguma. A nossa posição talvez seja um pouco melhor, mas nada mais do que isso. Não estou preocupado em cometermos erros.
Não há isso de jogo de futebol sem erros. Trata-se de jogar tão bem que os nossos erros não tenham significado no cômputo geral." Klopp rejeitou ainda a ideia de este ser o jogo que salva a época: "Li que esta seria uma temporada perdida se não continuarmos em prova. Creio que isso é muito duro. Temos uma excelente hipótese de concluirmos a Bundesliga no segundo lugar: há três anos, por exemplo, nem sonharíamos com isso. Trata-se de um jogo muito, muito importante para nós, porque temos, enquanto equipa, a possibilidade de atingir algo de verdadeiramente novo, que são os quartos-de-final da UEFA Champions League. E não porque tenhamos que rectificar algo."
Já Mircea Lucescu surpreendeu ao afirmar que o vencedor do confronto entre alemães e ucranianos chegará à final: "
A equipa que passar amanhã chegará certamente à final da Champions League. Klopp é um grande treinador, de categoria mundial. Ele levou esta equipa a dois títulos alemães consecutivos e sabe como fazer evoluir jogadores jovens. Foi óptimo vê-lo descontraído com os meus jogadores quando visitou o nosso treino antes do encontro da primeira mão." O treinador do Shakhtar falou, tal como Jurgen Klopp, da importância dos erros nesta partida, dizendo que "apesar de bem oleados na Bundesliga, limitaram-se a aproveitar os nossos erros no jogo da primeira mão. No tento de Lewandowski, dois jogadores nossos atrapalharam-se entre si e também aconteceu algo parecido no segundo tento. A minha equipa procurará cometer poucos erros e evitar oferecer-lhes presentes."
Hummels, que se encontra a recuperar de uma gripe e falhou os dois últimos jogos da equipa alemã, ainda não sabe se poderá alinhar na partida de hoje. Na equipa de Donetsk, Chygrynskiy é o único indisponível, devido a lesão. Aguarda-se um jogo com duas equipas a procurar o golo, praticando um futebol agradável. Apesar do peqeuno favoritismo do Borussia, tudo é possível neste duelo.
ESTATÍSTICAS Dos JOGADORES-CHAVE
2 comentário(s):
Boa antevisão :)
5 de março de 2013 às 12:13Esta noite vamos ter um enorme jogo, em que um dos candidatos vai ficar por terra. Ronaldo vai voltar ao palco onde foi muito feliz. Real que vai com grande moral depois de vencer o Barcelona por 2 vezes, e do outro lado uma excelente equipa muito bem organizada e montada por Sir Alex Fergunson.
5 de março de 2013 às 17:23No outro jogo, o Dortmund tem clara vantagem, mas vaiser um jogo bastante equilibrado.
PS: excelente artigo de antevisão da champions.
Enviar um comentário