Páginas

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Oscar Pistorius em liberdade após pagamento de fiança!

Após quatro dias de audiência, Pistorius garantiu a fiança e responderá ao julgamento em liberdade (Foto: AP)
Oscar Pistorius chorou bastante e emocionou-se diversas vezes durante os quatro dias de audiência, no Tribunal de Pretória, na África do Sul, que julgou um pedido de fiança pela morte da modelo e namorada do atleta, Reeva Steenkamp. A modelo foi alvejada no WC da casa do atleta, no passado dia 14 de Fevereiro. Mas, na manhã desta sexta-feira, ele pôde respirar - um pouco - mais aliviado. Depois de quase duas horas de discurso, o juiz Desmond Nair permitiu o pagamento da fiança ao medalhista paralímpico e anunciou que Pistorius responderá pela morte de Reeva em liberdade.


No seu longo discurso, o juiz recapitulou as versões da defesa e da acusação. Enquanto aguardava a decisão, Oscar Pistorius chorava incontrolavelmente, sendo amparado pela presença dos seus familiares, que também não escondiam o nervosismo. O magistrado também descreveu como funciona o processo de fiança na África do Sul. No seu discurso, Desmond Nair afirmou que a acusação tem apenas evidências circunstanciais de que o crime, de facto, foi premeditado.

- A única pessoa que sabe o que aconteceu é o réu, estamos a lidar com provas circunstanciais - disse o juiz.



A fiança foi estipulada em 1 milhão de rands. O próximo julgamento será no dia 4 de Junho  às 8h30m do horário local. Pistorius deve entregar todos os passaportes, não pode entrar em nenhum aeroporto, tem que entregar todas as armas às autoridades e não pode falar com testemunhas.

O atleta também deverá informar o tribunal onde vai e precisa pedir permissão para viajar para fora de Pretória. Ele não pode ser acusado de violência contra alguma mulher, deve fornecer um número de telefone e estar contactável a qualquer momento. O consumo de álcool ou drogas está proibido.

Nos últimos dias, a promotores do caso acusaram o biamputado de homicídio premeditado da sua namorada, Reeva Steenkamp. A defesa, por sua vez, afirma que Pistorius confundiu a namorada, que foi alvejada dentro do WC, com um ladrão que teria invadido a sua casa.
Após avaliar os casos apresentados no tribunal nos quatro dias de audiência, o juiz Desmond Nair optou pela libertação de Pistorius sob fiança.

1 comentário(s):

Anónimo disse...

era uma relação que não tinha pernas para andar...

Há quem diga que queria trocar a sul-africana por duas canadiana

23 de fevereiro de 2013 às 00:45

Enviar um comentário

 
DUPLO PIVOT | by TNB ©2010