Páginas

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Crônica DP - Parte I : 10 Talentos Subvalorizados a nivel europeu

Roberto Soldado - Um bom exemplo do que é ser um jogador de qualidade, mas com pouca publicidade

O futebol vive de estrelas que por consequência além do seu talento também ganham vida entre as capas de jornais e as bocas do mundo graças a uma boa imprensa, no entanto despercebidos entre os média e as estrelas, jogam muitos talentos sem o reconhecimento e boa imprensa de outros. Outros, mesmo não passando despercebidos não conquistam o devido reconhecimento mesmo espalhando futebol a olhos vistos.

 
O Duplo Pivot analisa e apresenta uma lista com alguns exemplos, de jogadores que, ou são de certa forma esquecidos, ou então vêm o seu trabalho ser constantemente desvalorizado, mas no entanto com a sua qualidade de jogo imparcialmente analisada, relevamos que valem muito mais do que se faz parecer.

Passamos assim a apresentar uma lista de 10 jogadores a atuarem nos principais campeonatos do futebol Europeu, no topo a nivel de qualidade mas longe dele a nivel de reconhecimento, dividida em duas partes de cinco.



Pepe - O internacional português é, infelizmente, um jogador desvalorizado pelo mundo do futebol, marcado pelos seus atos de loucura ou agressividade desmedida, é mais fácil encontrar menções de desdém para com o luso-brasileiro do que reconhecimentos da sua qualidade, tendo sido até preterido recentemente pelo seu companheiro de equipa Sérgio Ramos no onze do ano quando este além de ser inegavelmente inferior na posição, também fez uma época abaixo do português, tendo Pepe arrasado completamente no Europeu com prestações gigantes. Fora dos relvados nem sempre é reconhecido como tal, mas dentro deles Pepe é um dos melhores defesas centrais do mundo, entrando até possivelmente no top3.




  

  Fernando -  Ofuscado do topo do futebol muito por culpa da suas carateristicas que no entanto fazem de Fernando um jogador de qualidade extrema. Sim, estranho, mas o seu melhor também é o seu pior. Fernando é indiscutivelmente um dos melhores trincos da atualidade e fosse antigamente e teria de certo mais fama, Fernando aparece no entanto na era dos médios defensivos onde é preciso mais que capacidade defensiva e se exige muitas vezes ao mais recuado do meio-campo que seja o primeiro homem a nivel de construção de jogo. Nas tarefas defensivas o trinco do Futebol do clube do Porto é irrepreensivel e do melhor que uma equipa pode desejar. O "Polvo" solta os tentáculos e nada lhe escapa, jogando de forma limpa e eficaz. Fernando é um dos maiores exemplos do que é ser subvalorizado, sendo até à data esquecido pela seleção brasileira(situação que pode mudar com a chegada de Scolari à seleção canarinha; sendo Filipão conhecedor do futebol português) e vivendo discretamente entre o mundo do futebol, mas com qualidade.


  

  Radja Nainggolan - Traduzindo o seu primeiro nome para inglês chegamos ao adjetivo que melhor assenta neste belga a jogar futebol, king! Natural da cidade de Antuérpia chegou aos palcos italianos ainda jovem, com 16 anos assinava pelo Piacenza e passados dois anos enchia o olho ao adepto de futebol com grandes exibições na equipa principal. Não demorou a despertar cobiça e acabou por assinar pelo Cagliairi onde é atualmente indiscutivel. Se o facto de ser indiscutivel no Cagliari pode não impressionar, assistir a uns jogos de Radja resolveria o problema. Enche o campo, com um pulmão tremendo faz o papel de 3 ou 4, defende, recupera, passa, distribui, recebe e controla, liga o turbo puxa o pé direito e com precisão e força dispara em direção às malhas. Recomeça e Nainggolan com ainda mais raça e entrega, enche o campo de novo, desarma o adversário, sai a jogar, controla, faz uma pequena finta e procura a linha de passe, na jogada seguinte mais do mesmo, mas desta, Radja aparece a finalizar, de seguida Radja aparece no meio-campo para recuperar a posse de bola, e recomeçar tudo de novo.


Com uma qualidade de jogo para trilhos bem maiores, aos 24 anos Radja vai encantando na Série A com a camisola azul e vermelha do Cagliari mas sem muita referência ou atenção mediática.






 Roberto Soldado - Soldado é outro grande exemplo do que é ter falta de publicidadeAs estatisticas dizem-nos que ano apôs ano, Roberto Soldado figura sempre entre os melhores marcadores da Liga Espanhola sendo sempre o melhor marcador do Valência e a referência atacante do clube espanhol, tarefa anteriormente a cargo de David Villa. Soldado chegou a Valência com a função de fazer esquecer o agora blaugrana e pode-se dizer que conseguiu. Na sua primeira época em Valência o avançado apontou 18 golos na Liga e 6 na Liga dos Campeões, tendo conseguido mais tentos na Liga que Fernando Llorente, Karim Benzema, Higuain e os mesmos que David Villa - avançados ao quais se reconhece mais mérito - na segunda época Soldado apontou 17 golos, ficando mais uma vez à frente de Llorente. Na Liga dos Campeões Roberto fez 5 golos e 2 na Liga Europa enquanto o Valência esteve em prova.

Atualmente Soldado leva 12 golos na Liga Espanhola sendo o 4° melhor marcador apenas atrás dos astros Messi, Ronaldo e Falcao. Com mais 4 tentos na Liga dos Campeões, competição onde o Valência ainda figura. Dispensado pelo Real Madrid e relançado no Getafe, com pouca imprensa Soldado apresenta-se atualmente como um dos avançados mais concretizadores a nivel europeu. Rápido, bom finalizador, com boa capacidade de remate e excelente nivel técnico, que os média gostem ou não, Soldado é dos melhores avançados a atuar nos principais campeonatos, e as estatisticas das 3 épocas anteriores apontam-no como sendo superior aos compatriotas Fernando Torres, Negredo ou Fernando Llorente - que levam vantagem sobre si na seleção - sem ser no entanto de top europeu.


 

  Nani - O internacional português vive agora melhores dias em Old Trafford depois de um periodo de afastamento, tendo inclusive sido preterido frente ao Real Madrid. Nada a que já não esteja habituado, Nani é infelizmente um jogador desvalorizado - Sir Alex terá os seus motivos, sejam eles quais forem -  no clube onde atua e desde que chegou a Inglaterra por motivos incógnitos ao olhos do comum adepto o extremo nunca conseguiu atingir o expoente das suas capacidades, deixando sempre a impressão que teria qualidade e potencial para mais.
 No entanto em forma e com confiança Nani fez sempre a diferença no clube de Manchester, com golos de belos efeitos, assistências e exibições de encher o olho, sendo até um jogador acarinhado pela massa adepta e indiscutivelmente o melhor ala do United. Em 2011 Nani foi inclusive eleito o melhor jogador do ano pelos colegas de equipa. Entre os grandes golos e exibições e o banco e a bancada, Nani vai sendo preponderante na campanha dos red devills ao longo dos anos. Ferguson que nem sempre toma decisões compreensiveis(também não dava minutos de jogo suficientes a Tevez ou Berbatov, jogadores de talento indiscutivel) vive um amor de negação com o ex-jogador do Sporting, quando se fala numa suposta partida de Nani para outra equipa ou campeonato, o técnico impõe-se querendo inclusive que o jogador renove agora o seu contrato, elogiando Nani e reiterando o que o português é capaz de dar à equipa.

 Pelo que demonstrou até hoje seria mesmo legitimo dizer que figura entre os 3 melhores do vice-campeão inglês mas que mesmo assim não é reconhecido como tal. Seria também legitimo dizer que Nani teria lugar em 99% por cento das principais equipas a nivel europeu.


3 comentário(s):

88 Nunes disse...

Bom artigo!

24 de fevereiro de 2013 às 17:23
Miguel disse...

Tema pertinente, todos talentos com pouca publicidade no futebol, o pepe a que tem é bem negativa e merecia mais crédito se bem que certos actos que cometeu em tempos fazem com seja justamente criticado, mas o que nao é justo é ser eternamento desvalorizado pois ele é dos melhores do mundo de longe!

24 de fevereiro de 2013 às 18:32
Drama disse...

Pelas épocas que tem vindo a fazer, o Nani merece o banco de suplentes e o pouco reconhecimento. Apesar de na selecção até mostrar qualquer coisa, ao serviço do Man U ele só perde bolas e é extremamente irregular.
De todos os jogadores que aqui estão, aprecio particularmente o Radja Nainggolan.
Bom artigo

25 de fevereiro de 2013 às 18:15

Enviar um comentário

 
DUPLO PIVOT | by TNB ©2010